Fundamentos e historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Social fundamentos e história ( Resumo do Livro )
( Elaine Rossetti e Ivanete Boschetti ) Ed. Cortez – 2006

Este livro didático oferece especialidades e peculiaridades sobrequestões específicas do tema.
Sem viés político, econômico ou cultural nos situa e nos orienta adequadamente nas relações , alternativas e perspectivas do trato com as políticas sociais, expressões dosembates, discussões sobre a trajetória e desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social, políticas setoriais e legislação social.

As abordagens partem de momentos de inflexões, rupturas,mudanças conceituais e repercussões para a política social.
No capítulo 1, um breve resgate das grandes matrizes teórico-metodológicas do pensamento social para análise das políticas sociais.Desenvolve as potencialidades do materialismo histórico dialético para apreensão da política social na realidade.
No capítulo 2 aborda o surgimento da questão social e reflexões das origens até os dias dehoje, como vão se metamorfoseando nos momentos econômicos, políticos e culturais envolvendo o Estado. Discute também contribuições críticas marxiana, desde as primeiras leis dos pobres e legislaçõesfabris, até Bismarck e o seguro social. Finaliza com a crise de 1929/32 que coloca o liberalismo em xeque após a revolução russa e as lutas de classes.
No capítulo 3 as novas configurações da questãosocial, do Estado e das classes sociais após a 2ª guerra mundial, “anos de ouro” do capital. Discute as obras de Keynes. Marshall e a social-democracia. O Estado social na particularidade brasileira.
Nocapítulo 4 o esgotamento do crescimento e estagnação do capitalismo no fim dos anos 60 e início dos anos 70, a mundialização do capital, a crise do Welfare State e a implantação do neoliberalismo noBrasil, após o contexto militar ( ditadura ) até o processo de redemocratização resultando na constituição de 1988.
No capítulo 5 a atual política social brasileira e as contra-reformas dos anos...
tracking img