Fundamentos da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE GRADUAÇAO EM HISTORIA

HELENEIDE NUNES DOS SANTOS SILVA

FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA

Arapiraca
2011

HELENEIDE NUNES DOS SANTOS

FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA

Trabalho apresentado às disciplinas: Comunicação e Linguagem, História Antiga, Introdução aos Estudos Históricos da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.ª Érica RamosArapiraca
2011


INTRODUÇÃO

Visando colaborar prioritariamente para com as disciplinas de Filosofia Comunicação e Linguagem História Antiga, Introdução aos Estudos Históricos, o presente trabalho faz uma releitura do processo de comunicação, focando-se nos marcos conceituais, nos fundamentos científicos e na história da comunicação. Para tanto,toma como elementos essenciais a tríade linguagem, cultura e tecnologia. Recorrendo à pesquisa bibliográfica o texto reúne diferentes visões relacionadas ao processo de comunicação e a história dos meios de comunicação de massa e conclui pressupondo a existência de uma transição de modelo sócio-tecnológico da informação.

DESENVOLVIMENTO

Hoje o homem tenta lançar pontes (ainda que hipotéticas)não apenas sobre a origem do universo, sobre o chamado big bang, mas também sobre as raízes remotas dos códigos da comunicação humana. Constata que a capacidade comunicativa não é privilégio dos seres humanos; está presente e é bastante complexa em muitos outros momentos da vida animal, nas aves, nos peixes, nos mamíferos, nos insetos e muitos outros.
A história e historiador remontam aantiguidade.  Aparece desde os primórdios através da escrita, figuras, dentre outros; e o historiador também, segundo mostra a história, com a figura de Heródoto, na época dele, na Grécia antiga, a história não tinha o mesmo reconhecimento que a Filosofia ou outras ciências, ela se mantinha sem autoridade, como um gênero, mas o historiador da época com suas narrativas ou epopéias, contavam a história,registravam os fatos ocorridos no seu tempo, no seu espaço. Antes ainda, com discursos épicos, cantadores contavam os acontecidos, evoluindo com Heródoto, de forma histórica, mudou a forma de mostrar à história. De certa forma, Heródoto procedeu como historiador moderno, organizava os fatos como se saísse do passado em direção ao atual, investigando para convencer na explicação.
      Paradesvendar o passado, precisa que o historiador intervenha no passado, para poder saber o que ocorreu, e diante disso raciocinar sobre os indícios. Com o passar dos tempos, os historiadores fora evoluindo, dominando ferramentas e metodologias para dar um resultado mais amplo e poder produzir o conhecimento para nos ajudar a compreender o passado, presente e até o futuro, para melhor entendermos o modo comovivemos, porque atuamos em comunidade. Para que se saibam os problemas ocorridos na atualidade, porque evoluiu até este momento, procurarmos desvendar o passado, para em cima desses fatos, acharmos uma solução.
A importância de se conhecer a Grécia da Antigüidade (que se desenvolveu entre 2000 a.C. e 500 a.C.) é que a herança de sua cultura atravessou os séculos, chegando até os nossos dias.Foram influências no campo da filosofia, das artes plásticas, da arquitetura, do teatro, enfim, de muitas idéias e conceitos que deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.  No entanto, não podemos confundir a Antigüidade grega com o país Grécia que existe hoje. Os gregos atuais não são descendentes diretos desses povos que começaram a se organizar a mais de quatro mil anos atrás.Muita coisa se passou entre um período e outro e aqueles gregos antigos perderam-se na mistura com outros povos. Depois, a Grécia antiga não formava uma nação única, mas era composta de várias cidades, que tinham suas próprias organizações sociais, políticas e econômicas.
Parece-nos, à primeira vista, que mito e cotidiano são palavras que expressam noções de tempo muito diferentes.
Quando...
tracking img