Fundamentos teologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Jesus, uma das bem-aventuranças do cristão é sua capacidade de chorar: ”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4).

Chorar é difícil. É desgastante, é cansativo. Às vezes, choramos demais; às vezes, choramos de menos. E, infelizmente, choramos pela razão errada, muitas vezes. O que é pior: quantas vezes damos a entender que choramos pelo sofrimento do outroquando, na verdade, nossas lágrimas meramente expressam o medo que temos de sofrer aquilo que o outro está sofrendo.

A bem-aventurança do chorar reside na capacidade de sentir pelo outro, de ter empatia por ele. De se colocar dentro dele, na intensidade da sua lágrima, no desespero da sua dor. Este chorar traz bem-aventurança porque nos faz abraçar o ferido e o entristecido. E, em assimfazendo, alimentamos nossa capacidade de amar como Cristo nos ama. É quando choramos desse jeito que somos consolados pelo Espírito. E, em sendo consolados, crescemos em empatia, na nossa capacidade
“chorar com os que choram”. Bem-aventurados os que choram.
Mas Jesus não se está a referir a qualquer choro. Chorar é geralmente sentir profunda tristeza, geralmente com derramamento de lágrimas.
. Maspodemos chorar por vários motivos, inclusive por amor ou por raiva.
Existem as "lágrimas de crocodilos", lágrimas que não são verdadeiras. Dizem que os crocodilosquando devoram as suas presas derramam lágrimas, em virtude da compressão de uma determinadaglândula lacrimal.Eu desde pequeno ouvia as pessoas falarem que o homem não chora; chorar é só para as mulheres que sãomais frágeis e sentimentais.Talvez por isso os homens escondem as suas lágrimas. Isto é o reflexo deuma sociedade machista e preconceituosa em que vivemos.Mas tanto a mulher como o homem tem o direito e devem chorar quando necessário.
Mas Deusconhece cada lágrima derramada e até aquelas que ficam escondidas, que são as lágrimas que nãomolham, são aquelas lágrimas que choramos somente em nosso interior, esse choro éreconhecido por DEUS, em qualquer que forem as circunstâncias.
Não esquecer que Deus conhece cada um de nós, vê as nossas lágrimas escondidas e se compadece, e tem também um plano maravilhoso para a nossa vida.













Bem Aventurados os mansos....
A terceira bem aventurança descrita esta em Mateus 5:5 é: “Bem Aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. A corretacompreensão desta bem aventurança passa necessariamente pelo entendimento dos dois termos principais nela contidos: mansos e terra.A palavra manso (praus) ocorre como aqui outras duas vezes no Novo testamento (Mateus 11:29 e 1 Pe. 3:4); Em ambos os casos esta mansidão relaciona-se com algo interior, que faz parte do coração (Mt 11:29) ou do espírito (1 Pe. 3:4). Tanto Jesus em Mateus como Pedro trazem apalavra manso ao seu discurso quando querem mostrar aos seus ouvintes uma melhor maneira para se viver.Os que são mansos de coração tem uma leveza em seu modo de viver, não agridem o ourto em vão. A respeito da terra (ge) citada por Jesus nesta Bem Aventurança, os teólogos e comentaristas divergem-se em suas opiniões. Alguns crêem que Jesus está se referindo a Vida Eterna que este manso queaguardou no senhor há de herdar. Outros por sua vez, conseguem ir para uma interpretação usando a terra como o princípio do homem o elemento usado na sua criação, dizendo assim que quem é manso herda ou domina a si mesmo. Há ainda aqueles que acreditam que esta terra trata-se de recompensas que serão recebidas já nesta vida, para o deleite físico do manso.
Sendo assim, o que podemos aprender com estabem aventurança:
r Há um Modelo a Ser Seguido
É a pessoa e a vida de Cristo que faz das bem-aventuranças e de todo o sermão da montanha algo mais que uma esplêndida utopia ética; faz disso uma realização histórica, da qual cada um pode tirar força para a comunhão que lhe une à pessoa do Salvador. Se as bem-aventuranças são o auto-retrato de Jesus, precisamos olhar para Ele e ver como Ele as...
tracking img