Fundamentos historico e teoricos do ss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA N° 01
O historiador Boris fausto explica sobre o Brasil colônia, esclarecendo primeiro os movimentos do pioneirismo português na expansão marítima e a descoberta do Brasil, utilizando trechos do livro ‘’os lusíadas’’ de Luiz vás de camões e da carta de Pedro vás de caminha, Boris fausto continua contando a historia do pais passando pelo sistema de capitanias hereditárias, produção de canade açúcar, exploração do trabalho escravo exploração do ouro, trabalho dos Bandeirantes, ate chegar em fim nos movimentos contra a dominação portuguesa que aconfeitaram a independência.
O período imperial se divide em três fazes: Reinado, fase em que D. Pedro foi imperador, Regência, fase em que ouve tentativas de acabar com o poder e o segundo reinado que durou ate 1889 com D. Pedro II nopoder. Boris fausto também explica detalhadamente cada período e a assembleia constitucional, a formação do banco do Brasil, a produção do café, a guerra da tríplice aliança e a abolição da escravatura.
ETAPA N° 02
O segundo reinado é um período na história do Brasil que compreende 58 anos, se computado o período regencial (1831 - 1840). Sendo um período do Império do Brasil(1822-1889). Iniciou em23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de D. Pedro II, e teve o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república brasileira. Caso se considere apenas o governo pessoal de D. Pedro II (1840 - 1889), compreende 49 anos de duração.
Desde o início da colonização portuguesa no Brasil, os negrosencontravam uma estrutura produtiva montada, onde eram dominados e usados como máquinas na fabricação de capital. A dominação nesse período se dava a partir da força, da coerção física na escravidão, na qual os negros eram submetidos a castigos quando não correspondiam aos interesses dos brancos. Assim, neste período, ficava estabelecido o modelo de relacionamento social que marcaria a história denegros e brancos no Brasil.
Na cena de Debret Loja de Rapé, quase toda composta num único plano, vemos escravos acorrentados numa fila aguardando o momento para ser atendido numa loja de rapé. Tal cena se dá na cidade do Rio de Janeiro, o dono da loja é um senhor branco vestido num casaco aberto. Sua loja possui uma única porta de entrada e possui fachada da popularmente chamada arquiteturacolonial brasileira. Atrás da fila temos um guarda imperial numa conversa aconchegante com uma mulher negra que carrega um bebê em suas costas e equilibra travessa em sua cabeça. Ao fundo uma igreja e um comboio de escravos chegando até a loja de rapé.
Mesmo na sociedade brasileira foi bastante significativa para os negros com a abolição mais mesmo após sua liberação não tiveram grandes possibilidadesem nosso plano social pois não sabiam ler nem escrever ou iriam direto para a miséria e mesmo mendigarem para seu sustento, e assim voltavam direto para seus ex-donos onde continuavam com seu trabalho bruto e braçal
ETAPA N° 03
Vida de Getúlio Vargas, Revolução em 1930, estado novo era Vargas a historia do Brasil. Direito trabalhista, industrialização, desenvolvimento industrial nesse governocontinuou em um governo nacionalista. Foi de 1951 a 1964. Vargas adota em relação ao que estendeu os direitos sociais, trabalhistas previdenciários era favorável aos operários. Foi crucial com dois mandatos, no Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 a 1945 instalou a fase ditadura o chamado estado novo. Embora tenha sido um ditador e governado com medidas populistas,Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil, além de criar obras, infraestrutura e desenvolver, o porque da indústria brasileira.
ETAPA N° 4
E no fim de 1968 em abril de 1964 os anos do chumbo: A historia do Brasil durante a ditadura militar, repressão falta de democracia.
*Governos militares, economia, milagre econômico, governo de junta militar.
*
*governo Figueiredo. Seu e...
tracking img