O trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseado no discurso da doutrina positivista de Augusto Comte, o líder republicano Benjamim Constant, aderiu a esta nova proposta e ao lema de Comte fazendo-o constar em nossa bandeira nacional: “Ordem e Progresso”.
Os ideais positivistas de Comte reclamavam para si a revolução do pensamento universal, a renovação das perspectivas e esperanças do homem como homem e a reorganização dasociedade numa nova proposta que viria a abolir a subserviência, a submissão total e irrestrita a um sistema que privilegiava uma elite em detrimento da massa, como o fora o antigo regime, fundamentado no sistema feudal.
Quase dois séculos depois, as sociedades ditas democratas continuam lutando por uma maior igualdade de direitos entre seus cidadãos, pois apesar de muitos deles já estaremdispostos nas leis, na prática, os mesmos não são exercidos com “Ordem e Progresso”, como sugere o lema do positivismo destacado em nossa bandeira nacional.
Na sociedade feudal, não havia mobilidade social, além de ser completamente hierárquica. A nobreza era detentora das terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero tinha grande poder, pois era visto como responsável pela proteçãoespiritual da sociedade, era isento de pagar impostos e cobrava o dizímo (décima parte da renda).
Na economia feudal existia moeda, mas ela era muito pouco utilizada, a forma mais comum de troca era através de produtos e mercadorias por ser esta sociedade uma sociedade principalmente agrícola.
Nas sociedades agrícolas, começava-se a trabalhar muito cedo, as crianças com idades entrecinco e seis anos já iam para o campo junto dos pais e só paravam de trabalhar quando morriam. Tinham uma jornada de trabalho muito longa, trabalhando um mínimo de dezesseis horas por dia, o que os levavam a ter um tempo de vida curto, de apenas quarenta anos.(Pochmann, Marcio, 2006) A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres tinham acesso ao estudo.
A sociedade agrária feudalfoi o último estádio pré-industrial, marcada pela consolidação da autoridade. Com a desestruturação do sistema feudal e a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade, o capitalismo que já havia começado desde a Idade Média, entre os séculos (XI e XV), ganhou energia e se expandiu. No final do século XVIII e inicio do século XIX tem origem o chamadocapitalismo industrial, que foi marcado por muitas revoluções e estas foram de suma importância para que ocorresse a Primeira Revolução Industrial na Inglaterra. O capitalismo é um sistema de mercado que se baseia em princípios como: propriedade privada dos meios de produção, na transformação da força de trabalho em mercadoria, na acumulação do capital e na livre concorrência, estes são alguns dosprincípios usados pelo sistema capitalista. Com a vigência deste novo sistema econômico a era industrial ganha força e cresce extraordinariamente.
O início da era industrial foi distinguido principalmente, pelo esforço para produzir, pelo progresso da ciência e o casamento entre ciência e tecnologia, alavancado pela propriedade privada dos meios de produção. O trabalhador obteve algunsbenefícios como: entrada mais tardia no mercado de trabalho; menor jornada diária de trabalho; diminuição do tempo de trabalho (em anos) e maior expectativa de vida, que sobe para sessenta anos. Mas os trabalhadores continuavam a ser explorados e agora com os avanços alcançados, perdiam seus empregos, mas não mais para outros homens e sim para as maquinas.
As relações extrínsecas e intrínsecas dopoder precisam ser redimensionadas, precisavam ser submetidas a uma reviravolta para que o povo e, em particular, o trabalhador assumissem outro significado e outro papel na sociedade.
O trabalhador, o operário necessitava alcançar o seu espaço digno na sociedade, espaço este que sempre lhes foi negado pelos regimes anteriores, sendo oprimidos e escravizados, usados simplesmente como...
tracking img