Fundamentos fisiopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 102 (25304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GOIÂNIA
2011

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Resumo da matéria de fisiopatologia, realizado pelos alunos do curso de Farmácia Bioquímica.

GOIÂNIA
2011
SUMÁRIO

1. Introdução à Patologia 04
2. Reparação dos tecidos 09
3. Genética 19
4. Inflamação 20
5. Sistema Cardiovascular 22
6. Sistema Sanguíneo 38
7.Neoplasia 45
8. Sistema Respiratório 49
9. Sistema Renal 56
10. Sistema Digestório 63
11. Sistema Nervoso 77
12. Sistema Genital Feminino 79

1. Introdução à Patologia

1.1 Histórico e conceitos gerais

A anatomia patológica começou pela observação de anormalidades nos órgãos dos cadáveres seguida da tentativa de correlacioná-las com os sinais e sintomas apresentadospelo doente antes da morte. Beniveni foi o primeiro a descrever cerca de 20 autópsias “feitas especificamente para determinar a causa da morte”. Morgagni, que viveu cerca de 150 anos depois, foi quem publicou em 1761 o primeiro tratado de Anatomia Patológica: A sede e as Causas das Doenças Estudadas Através da Anatomia. Nesta obra, ele descreve com detalhes a história clínica, os sinais e ossintomas dos doentes, as alterações orgânicas encontradas nas respectivas autópsias e discute os mecanismos pelos quais as alterações anatômicas explicariam os sinais e sintomas. O método de Beniveni e de Morgagni, hoje chamado de método “anatomoclínico”, permitiu que avançássemos muito no conhecimento das doenças.
Durante muito tempo as autópsias eram feitas pelos clínicos, alguns com apoio dosanatomistas. A partir do século 19, surgiram os primeiros patologistas, isto é, profissionais inteiramente devotados ao estudo das alterações morfológicas relacionadas às doenças. A maioria deles, como os médicos da época, era composta por generalistas, isto é, interessava-se por todas as doenças.
À medida que os conhecimentos foram aumentando, os patologistas começaram a se especializar, a seinteressar mais pelas doenças de algum órgão ou sistema. Esta especialização ocorreu principalmente na Alemanha e permitiu um grande avanço no conhecimento médico.
Com o desenvolvimento da anestesia e conseqüentemente da ampliação das possibilidades da terapêutica cirúrgica, a especialização foi cada vez mais se acentuando.
Portanto, até a Segunda Guerra Mundial, ao lado dos “generalistas” já havia sediferenciado uma série de patologistas especializados. Em 1939, quase na mesma época, Iversen e Roholm, na Suécia, e Baron, nos Estados Unidos, publicaram os primeiros resultados de um novo método de obtenção de amostra de tecido: a biópsia percutânea por agulha para obter amostras do fígado. O sucesso do método foi muito rápido e logo de início permitiu descrever a anatomia patológica evolutivadas hepatites. O método foi se generalizando, adquirindo prestígio e exigindo uma adaptação dos patologistas, que aprenderam a tirar o máximo de informações de pequeninos fragmentos dos mais variados órgão, inclusive o cérebro e o coração.
O uso dos cortes de congelação, que permitem diagnóstico rápido durante a cirurgia, foi outro caminho que levou o patologista ao campo operatório e, portanto,ao paciente e propiciou um acentuado progresso no diagnóstico macroscópico feito, pelo patologista, no ato cirúrgico.
Desde a década de 30, após os trabalhos de Papanicolau, vem sendo feito o estudo citológico de esfregaços vaginais com o objetivo de detecção precoce do câncer do colo uterino. O sucesso da técnica levou a sua utilização no estudo de esfregaços obtidos de vários outros tecidos comfins diagnósticos.
O sucesso da citopatologia levou os escandinavos a utilizar agulhas ainda mais finas para aspiração de células dos mais variados tipos de material, desde a tireóide, mama ou próstata até, mais recentemente, massas tumorais profundas, tais como no pulmão e pâncreas. Os resultados surpreendentemente confiáveis da técnica de “punção por agulha fina” aumentaram as oportunidades...
tracking img