Fundamentos do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
5
Meta da aula Objetivos
1 2

Turismo: conceitos e definições

Apresentar as mais variadas e abrangentes definições sobre o fenômeno do turismo.

Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de: identificar a diferença entre tempo de recreação e tempo de turismo; analisar os componentes básicos entre diferentes definições sobre o fenômeno do turismo.

Aula 5



Turismo:conceitos e definições

O que é turismo?
Uma idéia comum sobre o turismo é a que se refere a uma visita temporária em busca de entretenimento, lazer e descanso, ou a idéia de milhares de pessoas se deslocando de um lugar para outro, motivados pela busca de atividades que fujam da rotina diária de suas vidas. Os deslocamentos populacionais geralmente são motivados pela busca de lugares que forneçamuma série de diferenciais que gerem curiosidade e atraiam pela combinação de variados elementos, sejam eles aspectos naturais, como cachoeiras, praias ou desertos, ou características culturais expressadas, por exemplo, em um festival de artes, entre outros. O turismo se configura nos deslocamentos de um núcleo

Núcleo emissor
É a região geradora de turistas.

emissor para um núcleo receptor pormotivos variados como
a busca por atividades de lazer, para realização de negócios, estudos e pesquisas, tratamento de saúde, prática de esportes, participação em eventos de diversos tipos, visita a amigos e parentes etc. Partindo da prática e se inserindo em um campo mais teórico e científico, busca-se criar alguns marcos conceituais para melhor compreensão desse fenômeno.

Núcleo receptor
É aregião de destinação de turistas.

Definindo turismo
De acordo com Cooper et al. (2001), é difícil encontrar uma estrutura coerente na abordagem da definição de turismo, sendo assim, têm sido criadas definições com o intuito de atender as necessidades e situações específicas. Ainda assim, é necessário que se façam tentativas de definição do turismo, não somente visando promover um sentido decredibilidade e pertencimento àqueles que estão envolvidos nesse segmento, mas também para considerações práticas de medição e legislação.

106

Módulo 1



Fundamentos do Turismo

Trago, então, algumas reflexões que auxiliam a criação de um marco conceitual mais unificado em nível mundial. A primeira reflexão se refere ao argumento de Goelnder, Ritchie e McIntosh (2002). Para esses autores, antes dequalquer tentativa de definir turismo e analisar sua abrangência, devem ser levados em consideração quatro elementos fundamentais: o turista, a empresa, o governo e a comunidade anfitriã. O turista é o cliente que busca experiências diversas na realização da viagem. Por sua vez, a empresa prestadora de serviço representa o corpo empresarial que tem o turismo como forma de obtenção de lucro. Já opoder público, em suas esferas executiva e legislativa, observa no turismo a oportunidade de ativar a economia local, fomentando a entrada de receita e a arrecadação de impostos. Por fim, a comunidade anfitriã percebe o turismo como geração de emprego e renda. Sendo assim, baseados nesses quatro elementos Goelnder, Ritchie e McIntosh (2002, p. 23) definem turismo como: “a soma de fenômenos e relaçõesoriginados da interação de turistas, empresas, governos locais e comunidades anfitriãs, no processo de atrair e receber turistas ou visitantes” . A segunda reflexão segue o argumento de Andrade (1998). O autor sinaliza que antes de se estabelecer considerações teóricas sobre turismo, turista ou qualquer outro elemento que envolva o setor, deve-se refletir sobre os três elementos que ele consideraa base para a reflexão turística: o homem, o espaço e o tempo. Para Andrade, sem essa tripla existência, não há possibilidade alguma de existir qualquer manifestação do fenômeno turístico. O homem é o sujeito da viagem, é aquele que é motivado a deslocar-se, toma a decisão e a realiza. Ele é o consumidor no turismo, que define para onde, quando, como ir para um determinado destino e por quanto...
tracking img