Fundamentos do design organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Cap. 1 – Fundamentos do Design Organizacional

Para uma empresa desenvolver suas atividades é necessário ter uma estrutura organizacional interna definida, embora não exista uma estruturaacabada e nem perfeita, mas sim uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças em um determinado momento.
A estrutura de uma organização pode ser compreendida como a soma totaldas maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e a forma como é feita a coordenação entre estas diferentes tarefas, é o que chamamos de divisão do trabalho X coordenação.
Parase desenhar uma estrutura organizacional acreditou-se primeiramente que uma boa estrutura estava baseada na estabilidade da organização por intermédio de regras e uma rígida hierarquia, mas há relatosde que a melhor forma de desenhar tais estruturas é ter um Designer que seja dedicado com a organização trazendo sempre novas ideias e planejando as ações de longo prazo. Já no livro, o autoracrescenta uma terceira abordagem, desfavorecendo as duas primeiras, onde acredita que os elementos componentes dessas estruturas devem ser cuidadosamente selecionados para alcançar uma harmonia interna, bemcomo ter um comprometimento com a situação da organização. Os parâmetros do design e os fatores situacionais quando rigorosamente unidos teremos o que chamaremos de configurações.
Um dos parâmetrosmais importantes é a descentralização, onde pode-se assumir cinco formas básicas. Também em número de cinco estão as configurações básicas da estrutura e da situação. Cada uma das configuraçõesfavorece uma das formas de descentralização, e em cada uma dessas formas um dos mecanismos de coordenação e uma das partes da organização tendem a dominar.
Depois da divisão das tarefas é necessário sabercomo essas tarefas serão coordenadas através dos mecanismos de coordenação. Na prática, encontramos cinco formas básicas de estruturação da relação entre o trabalho e a coordenação, tais como:...
tracking img