Rede globo am e tupi fm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Capa 01

Contra Capa 02

Índice 03


Rádio Globo
1,100 AM São Paulo05

Rádio Tupi
104,1 FM São Paulo 06

Bibliografia 0803




Rádio Globo 1,100 AM São Paulo.


Em 1944, o rádiobrasileiro tinha como marca principal o entretenimento. As grandes emissoras da época, no Rio de Janeiro – Nacional e Mayrink Veiga e em São Paulo – Record e Tupi – conquistaram o público com programas de auditório, humorísticos, musicais e novelas. Ao anunciar o início das transmissões da Rádio Globo, Roberto Marinho remou contra a maré. Em solenidade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 1º dedezembro, foi explícito: “Não é propriamente uma estação de rádio que hoje inauguramos. É uma nova modalidade de serviços de O Globo à nação que agora se ampliam”.

A Rádio Globo do Rio de Janeiro – embrião do Sistema Globo de Rádio – estava sendo fundada para dar voz a O Globo, levar ao ar as notícias do jornal que o empresário e jornalista herdara do pai, Irineu Marinho, e dirigiu durante setedécadas. Não é à toa que a emissora usaria no futuro o bordão “Música, esporte e notícia”. O criador imaginou-a assim, definindo seu foco naquela noite de festa.

Última das grandes emissoras de rádio brasileiras surgidas depois do aparecimento da televisão – que começou suas transmissões nos Estados Unidos dos anos 1930 e somente chegaria ao Brasil nos anos 1950 –, a Rádio Globo nasceumoderna, diferente das outras estações.

Entretenimento, teria sim, e muito, produzido por um elenco respeitável de radioatores, músicos, humoristas e redatores. Mas o jornalismo e a prestação de serviços deveriam ter o mesmo destaque dos shows e do radioteatro. Não foi tiro no pé. Foi quebra de paradigmas. Em poucos meses, a Globo era uma das cinco rádios mais ouvidas da cidade. Logo, ficou entre astrês. E vinte anos depois de inaugurada, se tornaria líder absoluta de audiência.

O rádio é parte importante de nossas vidas. Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2006 revelaram que 87% dos domicílios (algo em torno de 48 milhões de lares) possuem um rádio. Entre os eletrodomésticos, o rádio ocupa o 3º lugar, perdendo para o fogão e para a televisão. A geladeiravem depois, em 4º lugar.

A história da Rádio Globo, pode apostar nisso, se confunde com a história do rádio no mundo e no Brasil.

Acompanhe esta saga através do tempo, da pré-história desse aparelho mágico à era da internet

Quem trabalha na rádio
Gilberto Nascimento (apresenta o programa Sucessos da Globo)
Marcus Aurélio (apresenta o Quintal da Globo)
Beto Brito (apresenta oPlaneta Rei nas Ondas da Globo e Emoções na Globo)
Juju (apresenta a Revista de Sábado 04
Gustavo Villani (apresenta o Globo na Rede)
Antônio Carlos (apresenta o Show do Antônio Carlos)
Laércio Maciel (apresenta o Manhã da Globo)
Pe. Marcelo Rossi (apresenta a Santa Missa Dominical, Momento de...
tracking img