Fundamentos do desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIALIZAÇÃO COM ACESSO AO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
TRABALHO SOBRE A DISCIPLINA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

“RESENHA DO TEXTO DE ANÍSIO TEIXEIRA”

Aldair Araújo de Souza
Cícero Edvan FerreiraSilva
Francisca Maria Pinto França Araújo
Lissandra Maria Rodrigues Alencar
Luís Edvan de Oliveira

JUAZEIRO DO NORTE-CE
JANEIRO - 2013

1. Referencia Bibliográfica:
Nunes, Clarice. Anísio Teixeira:a poesia da ação. Revista brasileira de educação. Conferencia de abertura na 23º Reunião Anual da ANPEd, Caxambu-MG, 24.09.2001. P. 05 a 16.
2. Credenciais do autor:
CLARICE NUNES doutorou-se em Ciências Humanas/Educação pela PUC-Rio. Professora titular em História da Educação, na Faculdade de Educação da UFF (aposentada). Atualmente vincula-se como pesquisadora ao Programa de Pós-Graduação emEducação dessa Universidade e é professora no Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá. Autora de livros, artigos, ensaios e publicações técnicas na área de História da Educação, destacando-se como produção mais recente: verbete sobre Anísio Teixeira, no Dicionário de educadores no Brasil (EdUFRJ e INEP, 1999), Anísio Teixeira. A poesia na ação (Ed. USF, 2000) e colaboradora na coletânea500 anos de educação brasileira, com o ensaio “(Des)encantos da odernidade pedagógica” . E-mail: claricenunes@openlink.com.br

3. Introdução

A autora demonstra toda a sua satisfação a sua realização pessoal em ter a oportunidade de trabalhar o material da vida e obra do professor Anísio Teixeira, em especial no ano do Centenário de nascimento de Gilberto Freire, Gustavo Capanema, ClementeMariani, que ocorreu eventos em vários lugares do país com pronunciamentos generosos, e a ocorrência da produção de ensaios, artigos, livros, dissertações e teses sobre seu pensamento e ação.
Argumenta a necessidade de incluir o professor Anísio Teixeira entre as gerações de educadores que o antecederam e sucederam, pois sua obra se confunde com o trabalho de seus amigos, colaboradores e todos osprofessores que na sala de aula desperta o olhar do educando mundo externo. A sua obra direciona o professor a reflexão da construção de valores, convida e desafia o empenho e inspiração dos educadores brasileiros contemporâneos.

4. Anísio: sua vida é sua obra

Anísio transformou-se educador em um processo contínuo de vivencia e diálogo com educadores de intensas experiências adquiridas najuventude, nas reflexões de viagens internacionais e com os fiéis amigos contemporâneos como o Monteiro Lobato e Fernando Azevedo na gestão pública da educação, foi neste ambiente de vivências e experiências pessoais, que foram construídos momentos de rupturas obrigando-o a optar entre render-se ao mundo ou afirmar-se em sua diferença de mundo, assim sendo identificado momentos de indecisão edúvida, onde na crise aparecia o verdadeiro educador precário e perdido, porém apaixonado pela educação e capaz de enfrentar os problemas de frente, mesmo buscando ajuda de outros colegas.

4.1. A primeira ruptura

Formado advogado por imposição familiar, Anísio Teixeira, era devoto dos ensinamentos de santo Inácio de Loiola. Enveredou pelos mais diversos temas sociais, culturais, políticos eliterários.
Congregado Mariano era um leitor devotado a leituras filosóficas e piedosas de santos da santa igreja católica.
Era um educador de concepção elitista e seletiva do ensino. Passou pelas oportunidades de administrar várias instituições de ensino e de viajar pela Europa e Estados Unidos. Quando de regresso para o Brasil trouxe em sua bagagem a riqueza de conhecimento do ensino público...
tracking img