Fundamentos de telecomunicação matlab/simulink

920 palavras 4 páginas
[pic] DEPARTAMENTO DE ENGENHÁRIA CIENCIAS DO MAR.

Relatório de trabalho prático de Fundamentos de telecomunicação Matlab/Simulink
(Aldevino Gomes Ferreira – Curso LEIC)

Elaborado por: Aldevino Gomes Ferreira
Curso de Engenharia Informática e Computação

Objectivos

O objectivo deste trabalho e modular um sinal em amplitude (AM, DSB-SC e SSB) e efectuar a sua desmodulação. Serão usadas diferentes técnicas de desmodulação permitindo a comparação do desempenho de cada uma, pondo em evidencia algumas restrições de utilização. Introdução

Nesta experiencia considerar-se-á um sinal composto pela soma de duas sinusóides de frequências e amplitudes diferentes, que ir a ser utilizado para modular uma portadora em amplitude. Serão consideradas as três formas básicas de modulação de amplitude: AM com portadora , DSB-SC (Double SideBand-Suppressed Carrier) e SSB (Single SideBand). A desmodulação também ser/a experimentada, sendo utilizados os métodos de desmodulação por detecção de envolvente e desmodulação coerente.
Neste trabalho, o ambiente de simulação a ser usado ser/a essencialmente o Simulink.

Relatório prático sobre os exercícios propostos em ambiente simulado em Simulink

O primeiro exercício foi crie o sinal modulador, xm(t) = a1 sin(2πf1t)+a2 sin(2πf2t), `a custa de dois geradores sinusoidais. 3) Observou-se que a soma dos sinais sinusoidais numa gama temporal de 10 ms foi o sinal da figura abaixo.

4) Utilizando os blocos propostos pelo enunciado foi possível observar que o sinal foi normalizado. O sinal amarelo é o sinal xm(t) e o sinal roxo é o sinal x(t) que foi devidamente normalizado, porque a sua amplitude se encontra compreendido entre -1 e 1, ou seja, xm(t)=< 1.observe o sinal gerado.

[pic]

Para realizar a normalizar do sinal foi necessário usar um bloco ABS que é o principal responsável por modular o sinal devido da sua fórmula

Relacionados

  • artigo
    23936 palavras | 96 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas