Fundamentos de dividendos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DE DIVIDENDOS

Resumo
O presente trabalho compõe-se de estudos bibliográficos, que permite conhecer melhor os procedimentos de pagamentos de dividendos de uma organização e o significado dos Fundamentos de dividendos.
Descrever a teoria residual dos dividendos e os principais argumentos ligados a sua irrelevância ou relevância.
Discutir os principais fatores vinculados áformação de uma politica de dividendos, objetivando assim os fundamentos de dividendos de uma organização.
Compreende-se que o crescimento dos dividendos de uma organização tende acompanhar o crescimento dos lucros de uma organização, por se tratar de distribuição dos lucros da mesma.
Este estudo permite o conhecimento de uma forma geral, da maneira em que os dividendos de uma organização sãodistribuídos entre seus acionistas ou sócios.


Palavra-Chave
Dividendos-Organização


Abstract

This work consists of bibliographical studies, allowing better understand the procedures of dividend payments of an organization and the role of dividend reinvestment plans.
Describe the residual theory of dividends and the main arguments related to their relevance or irrelevance.
Discuss the mainfactors linked to the formation of a political dividends, thus aiming the fundamentals of dividends of an organization.
It is understood that the dividend growth of an organization tends accompany earnings growth of an organization, because it is the same distribution of profits.
This study allows us to knowledge in general, the way in which the dividends of an organization are distributed amongits shareholders or members.


Keyword
Dividend-Organization







Introdução

Entende-se por dividendos a parcela do lucro apurado pela organização, que é distribuído aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social (Balanço).
Os respectivos dividendos somente serão distribuídos após ter sido efetuado os devidos descontos a favor do estado, levando em conta que a leiobriga as sociedades a distribuírem pelo menos 25% dos lucros.
O montante a ser distribuído devera ser dividido pelo numero de ações emitidas pela empresa, de forma a garantir a proporcionalidade da distribuição.
Resumindo, fundamentos de dividendos trata-se de uma decisão sobre a dimensão ou proporção de resultados líquidos apurados num determinado período, que devem ser distribuídos pelosacionistas em vez de haver lugar a reinvestimento na atividade da empresa.
Conforme (Gitman, 2004), dividendos é uma fonte de fluxo de caixa para o acionista, demonstrando também o desempenho atual e futuro da empresa.

Regulamentação dos Dividendos

O pagamento dos dividendos é regulado pela Lei nº 6.404, de 15 de Dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), e pela Lei nº 10.303, de Outubrode 2001.

Definição teorias:
Valores

Quando uma empresa paga dividendo aos seus acionistas demonstra que esta financeiramente saudável e isto provoca valorização de suas ações no mercado, mas quando a empresa deixa de pagar os dividendos em determinado período esta não apresenta um resultado financeiro desejado, o valor das ações será reduzido e o mercado pode interpretar que a empresa nãoesta com rentabilidade desejada, já que o pagamento de dividendos é uma formação levada em consideração pelo mercado, que pode interpretar de forma positiva ou negativa.
Uma distribuição de dividendos pode transmitir uma mensagem valiosa sobre o desempenho de uma empresa e as suas perspectivas futuras. A capacidade e vontade de uma empresa de pagar constantemente dividendos ao longo do tempo, e deaumentá-los, fornecem boas pistas sobre os seus fundamentos econômicos e longevidade.
Basicamente, no quesito dividendo, podemos dividir as empresas em dois tipos:
- Crescimento: Ações de empresas de menor porte tendem a pagar menos dividendos e apostar na valorização da mesma. Isto acontece devido a necessidade de se investir em novas tecnologias e produtos. Assim, o lucro obtido...
tracking img