Fundamentos da tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPINA GRANDE DO SUL-FACSUL

FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

CAMPINA GRANDE DO SUL
2013
DAIANE SABRINA MILIOTI
EMANUELLY MARQUES  DE SOUZA

 FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA
 
Trabalho Apresentado à Disciplina de Fundamentos da Tecnologia Educacional do Curso de Pedagogia da Faculdade de Campina Grande do Sul-FACSUL
 
Professor Claudio A De Oliveira

CAMPINA GRANDE DO SUL
2013
SUMÁRIOINTRODUÇÃO3
A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO4
AS PROMESSAS DO NOVO PARADIGMA5
DESAFIOS NA CONTRUÇÃO DE SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO5
PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO6
UM PASSADO SEMPRE PRESENTE 6
 EDUCAÇÃO TRADICIONAL6
NOVAS TECNOLOGIAS7
 PARADIGMAS HOLOMÔGOS7
 EDUCAÇÃO POPULAR7
UNIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO BASICA E NOVAS MATRIZES TEORICAS 8
PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO 8
A INFLUÊNCIA DE OUTROSPAÍSES NO DESENVOLVIMENTO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 9
 EDUCAÇAO NA FRANÇA10
AS BASES PARA A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL 10
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO 11
EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11
CONCLUSAO12
REFERENCIAS13

INTRODUÇÃO
a sociedade da informação é o principal traço característico do debate público sobredesenvolvimento, seja em nível local ou global, neste alvorecer do século XXI.A expressão "sociedade de informação" transformou-se rapidamente em jargão nos meios de comunicação, alcançando, de forma conceitualmente imprecisa, o universo vocabular do cidadão.Uno-me a todos os que têm procurado desfazer a teia de imprecisões verbais em relação às mudanças do mundo contemporâneo e, desta forma,contribuído para destruir mitos que impedem uma consciente participação nesse processo de mudança O ponto de partida nesse artigo é, portanto, definir essa expressão com o rigor possível no espaço que dispomos. . As preocupações com a direção que vem tomando o novo paradigma tecnológico da informação concluem o artigo que aponta os inúmeros desafios a enfrentar para que a nova sociedade supere velhase novas desigualdades.
A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 
Nos ultimos anos desse século a “sociedade da educação” começou ser mais usada,e sua subsituiçao foi para o conceito complexo da “sociedade pós-industrial”e para transmitir conteúdos especifico do “novo paradigma técnico-economico”.
As características do novo paradigma
A informação é sua matéria-prima: as tecnologias se desenvolvem parapermitir o homem atuar sobre a informação propriamente dita, ao contrário do passado quando o objetivo dominante era utilizar informação para agir sobre as tecnologias, criando implementos novos ou adaptando-os a novos usos.
Os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade porque a informação é parte integrante de toda atividade humana, individual ou coletiva e, portanto todas essasatividades tendem a serem afetadas diretamente pela nova tecnologia.
Predomínio da lógica de redes. Esta lógica, característica de todo tipo de relação complexa, pode ser, graças às novas tecnologias, materialmente implementada em qualquer tipo de processo.
Flexibilidade: a tecnologia favorece processos reversíveis, permite modificação por reorganização de componentes e tem alta capacidade dereconfiguração.

Crescente convergência de tecnologias,

No campo educacional dos países em desenvolvimento, decisões sobre investimentos para a incorporação da informática e da telemática, implicam também riscos e desafios. Será essencial identificar o papel que essas novas tecnologias podem desempenhar no processo de desenvolvimento educacional e, isso posto, resolver como utilizá-las de formaa facilitar uma efetiva aceleração do processo em direção a educação para todos, ao longo da vida, com qualidade e garantia de diversidade. As novas tecnologias de informação e comunicação tornam-se, hoje, parte de um vasto instrumental historicamente mobilizado para a educação e aprendizagem. Cabe a cada sociedade decidir que composição do conjunto de tecnologias educacionais mobilizar para...
tracking img