Fundamentos da engenharia

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADE DE JAGUARIÚNA
AMA-SE MAIS O QUE SE CONQUISTA COM ESFORÇO.
Diego Fernando Rocha

Profª Marilza das Neves
Orientadora

Jaguariúna, 19 de Abril de 2012.

Trabalho de Fundamentos da Engenharia apresentado como parte das atividades desenvolvidas ao longo do aprendizado, no curso de Engenharia Civil da Faculdade de Jaguariúna.
Profª orientadora:Marilza das Neves
Jaguariúna, 2012
AGRADECIMENTOS





Agradeço minha esposa Edma pelo apoio na realização deste trabalho com afinco, produzindo resultados de qualidade.
RESUMO
Para sediar a final da Copa do Mundo em 2014, o estádio Maracanã necessitará pas-sar por uma série de intervenções que fazem parte do Caderno de Encargos da FIFA para os jogos da Copa do Mundo.
À frente das obrasde reforma do Maracanã, o Consórcio Maracanã Rio 2014 tem como principal objetivo desenvolver soluções criativas de engenharia que viabilizem as intervenções necessárias, preservando a concepção original do estádio, cuja arquitetura é tombada pelo IPHAN.
As recomendações são a Curva de Visibilidade, Acessibilidade e Evacuação, Área de Jo-gadores e Oficiais de Jogo, Hospitalidade e Mídia,Atendimento aos espectadores e Co-bertura.








SUMÁRIO
Agradecimentos 3
RESUMO 4
Sumário 5
1 - O Projeto 6
1.1 – Curvas de Visibilidade5 7
1.2 – Acessibilidade e Evacuação 8
1.3 – Área de Jogadores e Oficiais de jogo 9
1.4 – Hospitalidade e Mídia 10
1.5 – Atendimento aos Espectadores 12
1.6 - Cobertura 13



O Projeto


Para sediar a final da Copa do Mundo em 2014, oestádio Maracanã necessitará passar por uma série de intervenções, algumas de caráter estrutural, capazes de elevá-lo ao mesmo nível dos modernos estádios projetados e construídos nos últimos anos no Mundo.
Essas intervenções seguem critérios rigorosos que fazem parte do Caderno de Encargos da FIFA para os jogos da Copa do Mundo. As recomendações demandadas pela FIFA são fruto de uma longa experiênciana gestão em jogos e eventos esportivos.
À frente das obras de reforma do Maracanã, o Consórcio Maracanã Rio 2014 tem como principal objetivo atender às recomendações da FIFA com soluções criativas de engenharia que viabilizem as intervenções necessárias, preservando a concepção original do estádio, cuja arquitetura é tombada pelo IPHAN.
As recomendações são a Curva de Visibilidade,Acessibilidade e Evacuação, Área de Jo-gadores e Oficiais de Jogo, Hospitalidade e Mídia, Atendimento aos espectadores e Co-bertura.
Inicialmente o custo total da obra está orçado em R$ 860 milhões, com teto máximo esti-pulado pelo governo em R$ 1 Bilhão. A obra será financiada pelo governo federal através do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES.
A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2012.Em estádios modernos, as arquibancadas devem estar mais próximas do campo de jogo. Todos os espectadores devem ter uma visão livre do campo, sem obstruções e barreiras visuais. Segundo a FIFA, o espectador deve ter sua linha de visão traçada acima da cabeça do espectador à sua frente e acima das placas de publicidade. Toda a arquibancada inferior está abaixo do mínimoaceitável pela FIFA, enquanto que na arquibancada superior, apesar da curva de visibilidade ser melhor em algumas partes, parte dos espectadores está além da distância máxima permitida (raio de 190 m a partir do corner oposto).
O projeto prevê a demolição total da arquibancada inferior existente e a construção de uma nova dentro dos parâmetros de visibilidade adotados. Prevê também a remoção da área deimprensa no início da arquibancada superior no setor oeste e a remoção de todos os cama-rotes do nível 23,00 m.
Serão criados dois novos níveis de camarotes entre o nível 9,00 m e 12,50 m do lado oeste e um localizado na cota 9,00 m, no setor leste, aproveitando parte das estruturas existentes. A nova área de imprensa será transferida para a arquibancada superior conforme recomendações da...
tracking img