Fundamentos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Economia.

Evolução do pensamento da Economia: Breve Retrospecto

Conforme o sub-topico Antiguidade, Aristóteles foi quem criou as primeiras referências da Economia da Grécia Antiga. De modo que a primeira escola Econômica nasceu no século XVI, por nome mercantilismo; pois sua preocupação era o acumulo de riqueza da população.
Nesta época o mercantilismo tinha algumaspreocupações sobre o acumulo de riquezas de uma nação. De forma que, considerava-se, que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso a política mercantilista acabou estimulando guerras e manteve a poderosa presença do Estado em assuntos econômicos.
Através de estudo dos franceses no século XVIII; a Fisiocracia que significa "regras danatureza" elaborou alguns trabalhos importantes, destacados pelo Dr. François Quesnay, o primeiro a dividir a economia em setores.
Pois foi o criador da obra "Tableau Èconomique" que transformou no sistema de circulação monetária input-output. De maneira que a Fisiocracia discordava-se dos regulamentos governamentais, e acreditava-se nas leis da natureza: que a terra era a única fonte de riqueza;com isso deram um jeito de unir a natureza com os conceitos Econômicos para multiplicar suas riquezas.
Os Clássicos:
O professor Adam Smith, publicou sua obra: A riquezas das Nações que abrange as questões econômicas: leis de mercados, rendimentos da terra e a recomendações políticas. Ele entendia que a atuação da livre concorrência seria melhor, ou seja: que um comprasse e vendesse sema àinterferência do estado ou da igreja. Que levaria a classe baixa ao crescimento econômico.
Adam Smith queria também que os trabalhadores se especializassem a novas técnicas para o desenvolvimento e condições favoráveis á construção de máquinas, aumentando a produtividade para a ampliação de mercados produtivos.
Com isso David Ricardo por ser bastante analítico, criou um novo modelo de economiaatravés das idéias de Adam Smith; para provocar uma elevação do rendimento da terra, desenvolveu estudo do comercio internacional, a fim de entender quais os produtos mais procurados pela população.
Já John Sturat Miil, por ter um pensamento clássico, teve diferentes pontos de vista, e levou algumas idéias para crescimento para economia do mercado.
Alem disso Jean Baptiste Say também aplicou a obra deAdam, criando a lei de Say, ou seja: a oferta cria sua própria procura.
Por outro lado Thomas Malthus previa que o crescimento da população poderia acabar com o alimento do mundo, ou seja, havia a muitas pessoas para poucos alimentos. Contudo era favor do adiantamento de casamentos e das limitações de nascimento nas famílias pobres e que houvesse guerras, para o interrompimento do crescimentopopulacional.
Durante o período neoclássico, os economistas por estarem bem estruturados não se preocupavam com o macro negócio. Com isto Alfred Marshall queria unir a qualidade com produção, visando a satisfação dos clientes.
Já que analise marginalista era muito privilegiada por alguns economistas, por conseguir equilibrar a economia através de um gráfico que se destacava a analise monetáriapara níveis gerais de atividades econômicas e de preços.
Conforme o texto na era da teoria Keynesiana foi publicado a teoria do emprego, juros e da moeda que passou a ser considerada como: a revolução Keynesiana, porem esta época houve uma crise mundial, conhecida como grande depressão. Acreditando-se que seria uma crise temporária, mas a mesma durou vários anos; devido a junção dos economistas emdebate, que conseguiram tirar pontos positivos para a melhoria da economia mundial, apresentando pontos positivos durante a segunda Guerra Mundial, onde passou haver um desenvolvimento especifico na teoria econômica.
Entendemos que durante o Período Recente houve duas crises no petróleo, porem neste mesmo período tivemos um crescimento na área da informalidade, onde pessoas passaram a obter...
tracking img