Fundamentos biologicos do desenvolvimento e psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A escola propõe uma educação para a convivência democrática; para a criação de pessoas com atitudes sociais, que respeitem o outro e que estejam preparadas para considerarem seus pontos de vista e sentimentos a ponto de alterarem suas próprias opiniões a respeito de assuntos de significância e de permitirem conscientemente que suas próprias perspectivas sejam alteradaspor terceiros.
Neste sentido, o fundamento da escola visa preencher a lacuna entre o “pensar e o agir”, formando cidadãos que saibam ouvir, dialogar ativamente e, acima de tudo, que tomem decisões e realizem julgamentos, os quais estejam preparados para colocarem em prática.
Trabalhar as habilidades individuais respeitando a diversidade, relacionando conteúdo ao cotidiano, ampliandohorizontes na pluralidade cultural e lingüística, a fim de formar um cidadão que valorize a vida e seja atuante na sociedade.
A Instituição escolar é concebida como um espaço social, um espaço de ações alternativas que contribui para que haja transformações sociais positivas aos cidadãos.
A Educação Infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão de mundo emergente nasociedade, ao mesmo tempo em que ele possa participar agindo nas mudanças e transformações dessa mesma sociedade. Portanto, é necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como aquele espaço físico determinado em centros de educação infantil onde os professores e alunos desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, mas também como um lugar onde a ação educativa como um todopossa conduzir-se na percepção da realidade social, econômica, cultural e política, conforme o que afirmam os referenciais teóricos citados abaixo:
Vigotsky (1998), fala que o convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse espaço privilegiado, sãointencionalmente proporcionadas experiências lúdicas e com múltiplas linguagens, criadas culturalmente, que as subseqüentes etapas da educação não enfatizam em suas propostas curriculares.
2. ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS
2.1 CARACTERIZAÇÃO SÓCIO ECONÔMICA E CULTURAL
Quanto à caracterização sócio-econômica e cultural da escola, a clientela constitui-se de classe social baixa e média; grande maioriados alunos são filhos de pessoas que trabalham como garimpeiros, lavradores, têm também filhos de professores da nossa escola, crianças de profissionais da área de saúde e do executivo; uma parte dessas famílias encontra-se desempregados, apesar do desemprego não deixar de ter implicações nas condições de vida digna e saudável, a Escola vem se esforçando para levar um ensino de qualidade econfiabilidade pela atuação e competência dos profissionais que nela trabalham.
A faixa etária das crianças atendidas na Escola é de quatro a quinze anos. Partindo do pressuposto que as Unidades Escolares são partes integrantes do todo social, estando intimamente ligada à formação e transformação da sociedade que queremos formar, buscamos trabalhar conteúdos flexíveis, concretos, associáveis à realidadeda clientela, priorizando os interesses populares, garantindo um bom ensino, levando em consideração o conhecimento prévio do aluno, inicialmente complexo a fragmentada, sincrética a uma visão mais elaborada e organizada (sintética).
A escola possui a missão de formar cidadãos éticos atuantes no mundo, que saibam respeitar as diferenças, valorizar a alegria da vida, construindo sua identidadede acordo com princípios e valores norteadores para essa formação.
A documentação escolar encontra-se em perfeita ordem, organizada em arquivos de fácil manuseio, permitindo assim a segurança e identificação da vida escolar de cada aluno.
Todos os alunos possuem sua pasta individual com os devidos assentamentos e documentos necessários a sua vida escolar.
Os documentos de escrituração...
tracking img