Fundamentalismo religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação Social – Jornalismo

ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFª. CINTHYA MARA MIRANDA

ALUNOS: MÁRCIO A. R. DA ROCHA / DAVINO LIMA / MARINA LUSTOSA MATOS / FABIO ALMEIDA / JULIANE ANDRADE MACÊDO

FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

1. Mais do que em qualquer outra linha de pensamento, a Teoria do Espelho realça a importância e a possibilidade do jornalismo ser objetivo e imparcial. Justamentepor isso, ela é a que melhor expressa um certo sentido de dignidade e missão social que o jornalista tem como pilar. Levando em conta que todas as demais teorias do jornalismo contestam em maior ou menor grau a ideia do espelho, você compreende que mesmo o jornalismo, no seu dia-a-dia, atualmente assume seu lado subjetivo?

Em geral existem no jornalismo dois lados distintos. O primeirodeles é o que se tenta passar para o telespectador, mais parecido com a Teoria do Espelho, onde a todo momento o veículo de comunicação fala de sua imparcialidade e da objetividade na análise das notícias veiculadas diariamente. Isto ocorre principalmente nos veículos de comunicação que buscam uma legitimação que ainda não tem, e menos naqueles que já estão consolidados no inconsciente coletivocomo digno da confiança do telespectador. Como exemplo podemos citar os jornais dos canais de televisão SBT e Record, que através da contratação de jornalistas renomados para ancorar os seus telejornais, na tentativa de atribuir a credibilidade do jornalista ao conteúdo que está sendo veiculado. Além disso, é comum ver anúncios em jornais e revistas falando das contratações e dos novosformatos, com “credibilidade, objetividade e imparcialidade”. Entre aqueles que já estão no inconsciente popular pode-se citar o melhor dos exemplos: o Jornal Nacional, da rede Globo, que existe desde 1969. No entanto apesar de já habitar o inconsciente popular o periódico não deixa de fazer sua autopromoção, seja através das reportagens onde são exaltadas as características de tempo e espaçodesprendidas pelo veículo de comunicação para levar a notícia até os telespectadores, seja através dos prêmios, que quando recebidos são mostrados com destaque na bancada do telejornal.

O segundo lado do jornalismo é aquele que existe dentro da redação, entre os jornalistas e seus colegas e superiores imediatos, estes superiores com seus chefes, os chefes com os donos dos veículos e os donos dosveículos com os detentores do poder econômico e/ou político local, regional e federal, a depender da envergadura do veículo de comunicação. Esta relação fica evidente no dia-a-dia das redações quando os jornalistas são submetidos a uma linha editorial predefinida, onde alguns assuntos são explorados mais que outros, corroborando as teorias antagônicas à Teoria do Espelho. Como exemplo destarelação podemos citar o jornalismo da TV Globo de uma forma geral, que em meados 2011 distribuiu aos seus veículos de comunicação uma nota assinada pela cúpula da emissora (entenda-se Irmãos Marinho) onde afirmam que “não existe assunto tabu, que não possa ser abordado nos telejornais”. (http://g1.globo.com/principios-editoriais-das-organizacoes-globo.html).

Na mesma semana da veiculação da nota oJornal Nacional passou a noticiar Quase diariamente o escândalo internacional envolvendo João Avelange, ex-presidente da FIFA e integrante do Comitê Olímpico Internacional e local das Olimpíadas do Rio de Janeiro e o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que confessadamente receberam propina e desviaram recursos através de empresas de fachada. É importante ressaltar que a notícia eravelha e já havia sido veiculada em outros jornais, mas por causa dos interesses financeiros envolvendo as transmissões do campeonato brasileiro e dos jogos da seleção era evitado, para não gerar atritos com a CBF e a possível perda de receitas. A partir do momento em que o CEO João Roberto Marinho assinou o documento “autorizando” a reportagem, ela foi prontamente veiculada pelo jornal....
tracking img