Funcoes da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INGEDORE GRUNFELD VILLAÇA KOCH - COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
BIOGRAFIA

Koch possui graduação em Letras - Português Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Castro Alves (1974), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1956), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), doutorado em Língua Portuguesapela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), e fez seu pós doutorado na Pós-Doutorado Universität Tübingen, Alemanha. Lecionando na Unicamp desde 1985, é livre-docente pela mesma.

PESQUISA ACADÊMICA

A professora Ingedore é uma referência nacional em linguística aplicada, atuando, principalmente, com linguística textual, leitura e interpretação e semântica e estilística. Seuslivros são bibliografias básicas de qualquer curso de letras do Brasil.

OBRAS PUBLICADAS

Ler e Escrever: estratégias de produção textual (prelo). São Paulo: Editora Contexto, 2009.
As tramas do texto (Série Dispersos). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Introdução à Lingüística Textual: trajetória e grandes temas. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça(Org.) ; SCHLIEBEN-LANGE, B. (Org.) ; JUNGBLUTT, Konstanze (Org.) . Dialog zwischen Schulen: Soziolinguistische, konversationsanalytische und generative Beiträge aus Brasilien. 1. ed. Münster: Nodus Publikationen, 2003.

Desvendando os segredos do texto. 4a.. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
O Texto e A Construção do Sentido. Campinas, SP: Contexto, 1997. v. 2000. 124 p.
Gramática do PortuguêsFalado: Desenvolvimentos. 1a.. ed. Campinas- SP: EDUNICAMP/FAPESP, 1997. A Interação Pela Linguagem. SAO PAULO: CONTEXTO, 1992.
Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992. A Coesão Textual. SAO PAULO: CONTEXTO, 1989.
Argumentação e Linguagem. SAO PAULO: CORTEZ, 1984.


KOCH, Ingedore Villaça. Lingüística Textual: uma entrevista com Ingedore Villaça Koch. Revista Virtual de Estudosda Linguagem - ReVEL. Vol. 1, n. 1, agosto de 2003. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

LINGUÍSTICA TEXTUAL – UMA ENTREVISTA COM INGEDORE
VILLAÇA KOCH

Ingedore Villaça Koch
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

ReVEL - O que mudou e o que ainda pode mudar no ensino de Língua Portuguesa a partir dos estudos de Lingüística Textual?

Ingedore - A maior mudança foi que se passou atomar o TEXTO como objeto central do ensino, isto é, a priorizar, nas aulas de língua portuguesa, as atividades de leitura e produção de textos, levando o aluno a refletir sobre o funcionamento da língua nas diversas situações de interação verbal, sobre o uso dos recursos que a língua lhes oferece para a concretização de suas propostas de sentido, bem como sobre a adequação dos textos a cadasituação.
Quanto ao que ainda pode mudar, diria que, em primeiro lugar, tal metodologia teria de ser estendida a TODAS as escolas, públicas e privadas, o que, evidentemente, ainda está longe de ser uma realidade. Para tanto, TODOS os professores teriam de estar preparados para utilizar em aula os conceitos e as estratégias propagadas pela Lingüística Textual e aplicá-las no ensino da produção textual, querem termos de escrita, quer de leitura, já que esta orientação conforma-se ao que postulam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.

ReVEL - Qual a principal contribuição da Lingüística Textual para o professor de língua materna?

Ingedore - Para mim, a principal contribuição, conforme foi esboçado acima, é dotar o professor de um instrumental teórico e prático adequado parao desenvolvimento da competência textual dos alunos, o que significa torná-los aptos a interagir socialmente por meio de textos dos mais variados gêneros, nas mais diversas situações de interação social. Isto significa, inclusive, uma revitalização do estudo da gramática: não, é claro, como um fim em si mesma, mas no sentido de evidenciar de que modo o trabalho de seleção e combinação dos...
tracking img