Funcoes da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma obra sobre funções da linguagem precisa, antes de abordar o tema, explicar a tipolologia do processo de comunicação que será adotada. Chalhub adota como fatores que sustentam o modelo decomunicação: emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem. Ressalta, contudo, que essa tipologia nem sempre foi a mesma. Exemplifica isso com dois autores: Karl Bühler, cujo modelo triádico contém “odestinador (mensagens de caráter expressivo), o destinatário (mensagens de caráter apelativo) e o contexto (mensagens de caráter comunicativo)”; e Roman Jakobson, que amplia para seis os fatores dacomunicação.

Esse último autor também é citado por enfocar a mudança de sentido (Einstellung) conforme a ênfase em determinado fator da comunicação. Chalhub coaduna com esse entendimento e ressaltaque as possibilidades de interpretação de uma mensagem identificam-se “na própria direção intencional do fator da comunicação, o qual determina o perfil da mensagem, determina sua função, a função delinguagem que marca aquela informação”. Assim, ênfase no fator referente determina função referencial; no emissor, função emotiva; no receptor, função conativa; no canal, função fática; na mensagem,função poética; no código, função metalinguística. Essa correlação não se limita à linguagem verbal, o exemplo dado foi o da publicidade, que independentemente de ser em “televisão, revista, outdoor,rádio”, imporá sempre um perfil conativo à linguagem.

Chalhub ressalta, ainda, que pode haver várias funções numa mensagem, contudo, sempre uma função prevalecerá. O código estabelece a forma damensagem, ou seja, hierarquiza as funções da linguagem metalinguísticamente. A função predominante marca a qualidade da mensagem e as outras são os contrapontos, “para desenharem o diagrama relacional damensagem”.
Função referencial é centralizada no referente, o emissor oferece informações sobre a realidade, por isso é objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Mesmo...
tracking img