Funcionamento de um gps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade anhembi morumbi





GPS










Engenharia de produção
Isadora Contar AdolfiJéssica Bueno
Marcelo Almeida
Raissa Muller
Andrey Schulz

Introdução:
Neste trabalho veremos que o estudo daposição relativa de duas ou mais esferas e a relação entre coordenadas geográficas e cartesianas constituem a fundamentação matemática necessária para o entendimento de alguns modernos sistemas de navegação por satélites o GPS, vemos também como podemos aplicar dentro da engenharia de produção.
O GPS
A sigla GPS nada mais é o abreviamento para Global Positioning System (sistema posicionamentoglobal). Trata-se de uma constelação de vinte e quatro satélites, orbitando em torno da Terra a uma altura aproximada de 20.2000km acima do nível do mar, permitindo a receptores conhecer sua posição em qualquer lugar sobre a Terra com uma notável precisão.
O projeto foi iniciado em 1973 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o propósito de que aeronaves e navios militares pudessemdeterminar, em qualquer circunstância de tempo, sua posição exata. Ajuda no lançamento de mísseis e as localizações de tropas terrestres em movimento formam outras necessidades que motivaram tal projeto.
O sistema NAVSTAR-Navigation Satellite Timing and Ranging (aferição de tempo e localização por satélite de navegação),nome oficial dado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos ao GPS,consisteem um segmento espacial (os satélites), em segmento de controle (as estações terrestres de gerenciamento) e um segmento do usuário.
Os vinte e quatro satélites que formam o segmento espacial do GPS trafegam em torno da Terra em seis órbitas estáveis e predeterminadas com quatro satélites em cada órbita. Os satélites percorrem uma órbita completa a cada 12 horas e cada satélite tem 28° devisualização sobre a Terra. Isso assegura que todo ponto da superfície terrestre, em qualquer instante, esteja visualizado pelo menos por quatro satélites.
Todos os satélites são controlados pelas estações terrestres de gerenciamento. Existe uma “estação máster”, localizada no Colorado (Estados Unidos), que, com auxílio de cinco estações de gerenciamento espalhadas pelo planeta, monitoram o desempenhototal do sistema, corrigindo as posições dos satélites e reprogramando o sistema com o padrão necessário. Após o processamento de todos esses dados, as correções e sinais de controle são transferindo de volta para os satélites.
Cada um dos satélites do GPS transmite por rádio um padrão fixado, que é recebido por um receptor na Terra (segmento usuário), funcionando como um cronômetro extremamenteapurado. O receptor mede a diferença entre o tempo que o padrão é recebido e o tempo que foi emitido. Essa diferença, não mais do que um décimo de segundo, permite que o receptor calcule a distancia ao satélite emissor multiplicando-se a velocidade do sinal (aproximadamente 2, 99792458.108 m/s- a velocidade da luz) pelo tempo que o sinal de radio levou do satélite ao receptor.
Cada satélite éprogramado para emitir o que se chama efeméride, que informa a sua posição exata, naquele instante, em relação a um fixado sistema ortogonal de coordenadas. Tal posição é permanentemente rastreada e conferida pelas estações terrestres de gerenciamento. A unidade receptora processa esses sinais. Com a posição do satélite e a distancia acima calculada obtém-se a chamada equação geral imaginaria...
tracking img