Funcionalidade e design emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC-Rio, 10 Junho 2011.
Teoria do Design – Professora Izabel Oliveira
Alunos: Annita Gelbert e Ciro Andrade.

Design emocional: Função emocional x função prática.

O estudo das emoções interessa cada vez mais os designers, devido a sua grande importância na tomada de decisões. Em muitos casos, as emoções se sobrepõe `a aqueles aspectos racionais, na escolha dos produtos. Emoção é uma reaçãoglobal do organismo a certas situações externas ou internas. É global porque mobiliza o ser inteiro, envolvendo o corpo e a mente. As situações que provocam emoções podem ser externas, como o som de uma buzina, ou internas, quando se lembra de uma pessoa amada. As emoções vão desenvolvendo-se gradativamente no ser humano, desde o seu nascimento, e estas podem ser negativas ou positivas. As quandocrianças a emoção é considerada como emoção de primeira ordem, para defesa, apego e auto-regulação. As emoções combinadas, na fase adualta, são de segunda ordem e resultam de diversos tipos de associações entre as emoções básicas. Aparecem nos casos de auto-afirmação, simbolização, fantasia, jogo e socialização. A mesma emoção pode ser expressa em diferentes intensidades.
No senso popular, asduas qualidades essenciais do produto são o bom e o bonito. O lado bom significa ter qualidades técnicas e funcionais. Bonito significa ter qualidades sensoriais, sendo agradáveis ao olhar, tato, audição e olfato. Os métodos e técnicas geralmente aplicados no Design tendem a priviligiar o lado bom, e isso nem sempre resulta também no bonito. O Design pode apoiar-se em conhecimentos de outras áreas comoengenharia de materiais e processos, informática, ergonomia e outras, para produzir objetos eficientes, confortáveis, fortes e duráveis. Contudo, ainda não existem métodos e técnicas adequadas para se chegar ao bonito. Recentes pesquisas na área de design and emotion colocam a emoção como um dos temas centrais do design. Desenvolvimentos nessa área procuram identificar as características do produtoque se associam a certos tipos de emoções, para produzir o bonito.
Em linguagem popular, pode-se dizer que o bom deve ser aliado ao bonito. Cada um exige aplicação de um conjunto de conhecimentos e metodologias distintas, que podem ser designados, repectivamente, de fatores racionais e fatores emocionais.
Os designers fazem uso simultâneo desses dois fatores. Em cada tipo de produto, poderáhaver predominância de um deles. Por exemplo, no projeto de ferramentas manuais ou placas de sinalização, haverá predomínio dos fatores racionais. Já para objetos de uso pessoal, como roupas, calçados e jóias, poderá haver predomínio dos fatores emocionais.
Isso acontece também em produtos que devem chamar a atenção, como no caso dos cartazes, embalagens e capas de livros. De qualquer forma, ambosestarão sempre presentes em um trabalho de design, em diferentes proporções.
Os designers que privilegiam os fatores racionais são chamados de funcionalistas. Para eles, a forma do produto deve seguir a sua função. A beleza não seria uma qualidade própria, mas uma consequência da funcionalidade. Assim, produtos de boa funcionalidade seriam intrinsecamente belos. Contudo, nas últimas décadas, essapostura vem sendo questionada, pois as características do bonito seriam independentes daquelas do bom. Pode-se fazer um produto bonito, sem ser necessariamente bom e vice-versa. O profissional em design deve equilíbrar adequadamente esses dois conjuntos de fatores.
A função pode ser definida como toda e qualquer relação entre o produto e seu usuário, desta forma podemos considerar que todo produtoquerendo ou não possui uma função prática. A partir do momento em que um objeto existe, automaticamente ele possui uma “missão”, seja a de informar, o seja a função de ser confortável para que o usuário se sentar.
Nem sempre esta função prática é tão simples de ser cumprida, pois em muitos casos, um grande design cria uma cadeira, que é muito bonita, mas acaba não sendo tão confortável, como...
tracking img