Funcao da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DA MOEDA E SUA IMPORTÂNCIA
A moeda como intermediária de trocas
O valor de trocas é determinado pela quantidade de trabalho contido nas mercadorias. Segundo Ricardo (1988): “nas etapas primitivasda sociedade, o valor de troca de tais mercadorias, dependia quase exclusivamente da quantidade corporativa de trabalho empregada em cada uma” (p.14).
É esta função, também chamada de função decirculação, “que condiciona a própria evolução da atividade econômica, facilitando e acelerando as trocas” (Hugon, 1972, p.24).
Segundo Gastaldi (1995), a função básica como meio de troca, significa quea compra e venda de bens e serviços operam-se com a utilização de moeda. São comprados por moedas e vendidos em troca de moeda, mesmo sem necessidade de transferência física de meio circulante.Outro benefício dessa função é a eliminação dos inconvenientes da necessidade da dupla coincidência de desejos exigida nas economias de escambo. Existem autores que consideram este benefício o maisimportante. Para Robertson (1978), a maior vantagem da moeda é permitir ao homem, como consumidor, generalizar sua capacidade aquisitiva e demandar da sociedade aquilo que lhe convêm.
A moeda como medidade valor
Esta função da moeda surgiu no processo de análise da mercadoria que foi muito bem explicado por Marx. A mercadoria possui dois valores: o valor de uso e o valor de troca.
O valor de usoé a “utilidade” da moeda como um bem de uso próprio, propriedade privada ou pública, sendo usada para satisfazer suas próprias necessidades básicas. Assim, ao mesmo tempo em que podem ser utilizadasno processo de troca, podem e possuem um valor de uso e este valor só se realiza, no caso da moeda, através de sua utilização no mercado. Para Marx (2006), o valor de uso possui o conteúdo material dariqueza seja qual for a forma social dela, e é também o caminho para se chegar ao valor de troca.
O valor de troca é explicado na relação quantitativa entre valores de uso de espécies diferentes...
tracking img