Funções e apilcações de si

628 palavras 3 páginas
Administração dos Recursos de Hardware e Software

A escolha e utilização de tecnologia de hardware e software podem causar profundo impacto sobre o desempenho da empresa, portanto será necessário observar:
- planejamento de capacidade e escalabilidade;
- determinação do custo total de propriedade dos recursos tecnológicos;
- decidir se a empresa vai possuir e manter sua própria infraestrutura ou usará um provedor externo de tecnologia.

Planejamento de capacidade e escalabilidade
O planejamento de capacidade se refere às novas e intensas demandas sobre a tecnologia de hardware e software acarretada pelo e-commerce e o e-business, que exigem recursos de processamento e armazenamento muito maiores para as transações digitais emergentes que fluem entre diferentes partes da empresa e entre ela e seus clientes e fornecedores.
A escalabilidade se refere à capacidade que um computador, produto ou sistema tem de expandir-se para servir a um número maior de usuários sem sofrer pane. Ela se torna necessária à medida que os sites da empresa são mais visitados, disponibilizando recursos para que as transações on-line sejam rápidas e seguras.

Custo total de propriedade (TCO) de recursos tecnológicos

O preço de compra de hardware e software é apenas a primeira informação a se considerar para cálculo do custo total de propriedade de recursos tecnológicos, há que se considerarem também os custos contínuos de administrar atualizações de hardware e software, manutenção, suporte técnico, treinamento e até mesmo os custos indiretos que se acrescem aos recursos.
Pode-se calcular que o custo total para um simples PC possa atingir até três vezes o preço original de compra do equipamento.
Os custos referentes à pessoal de suporte, downtime e gerenciamento adicional da rede podem tornar as arquiteturas cliente/servidor distribuídas, especialmente as que incorporam computadores de mão e dispositivos sem fio, mais caras do que as arquiteturas centralizadas com mainframes.

Relacionados

  • Apostila Calculo
    63824 palavras | 256 páginas
  • Matemática
    65125 palavras | 261 páginas