Ftool para iniciantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ftool Para Iniciantes

1. De forma a facilitar a execução da estrutura, recomenda-se selecionar as opções grid e snap no pé direito do programa. Ver Figura 1. Na mesma figura observam-se oscampos onde se definem os espaçamentos dos pontos do grid, para o caso em que as dimensões da estrutura a ser desenhada não sejam proporcionais a escala apresentada.

[pic]
Figura 1

2. Para sedesenhar a estrutura utiliza-se o botão barra, que é mostrado na Figura 2. Para desenhar a estrutura, clicamos no ponto inicial e estendemos a linha até o ponto onde desejamos, concluindo o comando commais um clique. Note que o comprimento da barra é apresentado no canto superior, como pode ser observado na Figura 2.

[pic]
Figura 2

3. Após o término do desenho da estrutura, colocam-se nósnos pontos da estrutura onde teremos rótulas, apoios e carregamentos ou momentos concentrados. Vale a pena observar que nos pontos extremos das barras não é necessário colocar um nó. Ver Figura 3.[pic]
Figura 3

4. Após a marcação dos nós, prosseguimos com a inserção dos vínculos necessários. Para isso, utilizam-se três comandos: primeiramente selecionam-se os pontos com o auxílio dobotão seta que se encontra acima do botão barra. Em seguida, clica-se no botão inserir apoio (Ver Figura 4). Automaticamente, surgirá um novo menu no lado direito da janela onde definiremos asrestrições de deslocamento do apoio. Para efetiva aplicação do vínculo, concluímos o comando clicando no botão mostrado na figura abaixo.


[pic]
Figura 4


5. O passo seguinte é a inclusão doscarregamentos que podem ser de três tipos. Na Figura 5, os botões circulados pela cor preta, amarela e vermelha correspondem ao comando que insere carga ou momento concentrado, carga uniformementedistribuída e carga lineamente distribuída, respectivamente. Como exemplo para a inserção de um carregamento concentrado, seleciona-se o nó como descrito no item 4. Em seguida, clica-se no botão de...
tracking img