Sindrome semántica pragmáica

2095 palavras 9 páginas
Texto

Desde o nascimento até a morte um desafio acompanha cotidianamente o ser humano.
Como comunicar –efetivamente - ao outro o que se deseja e o que se pensa, se cada ser humano traz dentro de si os seus próprios significados e sentidos, que foram se imbricando ao longo da sua história de vida.

É fato que os relacionamentos permeiam toda a vida humana e que temos inúmeras dificuldades na nossa comunicação, mas será extremamente ainda mais prejudicada na presença de um desses dois transtornos: O Autismo ou a Síndrome de Asperger. Essa resenha se propõe a analisar e discutir as dificuldades da compreensão sintomática dos dois transtornos, na convivência com pessoas portadoras das mesmas, utilizando-se de ilustração de recortes de cenas do filme Rain Man, cujo personagem Raymond(Dustin Hoffman), interpreta brilhantemente o papel de um homem com diagnóstico de Síndrome de Asperger, atuando de uma maneira extremamente didática,(brilhantemente)- incorporando com exatidão os comportamentos autísticos e posturas estereotipadas características dessa doença.

O Autismo e a Síndrome de Asperger
Os transtornos invasivos do Desenvolvimento, classificados no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), da Associação Americana de Psiquiatria (APA, 2002), “tem como característica uma dificuldade severa nas habilidades de interação social e compreensão da comunicação, com comportamentos estereotipados” (Souza e colaboradores, 2004, p.25).

Autismo. Baseado no DSM-lV (2002), o diagnóstico do autismo infantil tem como principal característica as dificuldades na interação social e comportamento social impróprio, e uma dificuldade de participar de atividades grupais, pois pessoas que possuem a síndrome autística buscam o isolamento, com uma indiferença afetiva bem como falta de empatia social e emocional.

Síndrome de Asperger Crianças com Síndrome de Asperger segundo o DSM-IV (2002), não apresentam um atraso significativo na

Relacionados