Fsoarestrabalhos

439 palavras 2 páginas
Resumo de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira

O sermão de Santo António aos peixes, foi um sermão pregado por Padre António Vieira em Baía em 1654.
Neste sermão Padre António Vieira tinha como objetivo criticar a sociedade da época criticando os homens e louvando os peixes.
Começando pelo exórdio, Padre António Vieira apresenta aos seus ouvintes os problemas eminentes na terra, utilizando o predicativo do sujeito “vós sois o sal da terra”. Nesta frase o “vós” representa a classe social católica que tinha como objetivo purificar a terra (o sal representa a palavra dos pregadores e a terra representa os ouvintes ou o povo).
Padre António Vieira questiona então a origem deste problema, utilizando a expressão ou o sal não salga ou a terra não se deixa salgar, ou seja, ou os pregadores não pregam a verdadeira doutrina ou então são os ouvintes que não querem ouvir ou preferem imitar os pregadores. Padre António Vieira finaliza o exórdio louvando a domina mares para que esta lhe garanta uma boa sorte.
No segundo capitulo Padre António Vieira começa com os louvores em geral dos peixes, referindo que estes são ordeiros, obedientes, ouvem e não falam e são os únicos que não se deixam domar pelo homem.
No terceiro capitulo Padre António Vieira indica os louvores em particular, começando pelo peixe de Tobias e louvando este pelo facto de este curar a cegueira e banir os demónios, seguindo-se da Rémora que é caracterizada pela sua força e persistência, com o Torpedo que é comparado à palavra de Padre Santo António Vieira e finalizando com o Quatro-Olhos que tinha a capacidade de olhar para o cima (o céu) e ara baixo (o inferno).
No quarto capítulo são nos indicadas as repreensões em geral que Padre António Vieira aponta aos homens começando pelo facto de estes se comerem uns aos outros e de serem cegos e ignorantes.
No quinto capitulo são nos indicadas as repreensões em particular nomeadamente aos Roncadores que são pequenos mas muita língua,

Relacionados