Fsfs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉDIPO REI
Baseando-se em alguns especialistas em literatura grega e na cultura antiga , como Jean Pierre Vernant e Bernard Knox , o artigo inicia-se como uma introdução à tragédia de Sófocles euma resumo histórico mítica de Édipo .
O Édipo Rei é uma peça de teatro grega, em particular uma tragédia, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C.. Aristóteles, na sua Poética, considerou esta obrao mais perfeito exemplo de tragédia grega.
Édipo Rei é a primeira obra de um conjunto que inclui também Antígona e Édipo em Colono. Centra-se na família de Édipo, descrevendo eventos com mais de8000 anos. A história desta família é determinada por uma profecia que Édipo irá matar o seu pai e casar com a sua mãe; a ação desta primeira peça é a descoberta da realização dessa profecia.
Freudelevou o mito de Édipo a um dos pilares da psicanálise clássica. A definição do Complexo de Édipo. remonta a uma carta enviada por Freud a seu amigo Fliess, em que discute relações de poder e saber numdrama encenado tipicamente por pai, mãe e filho.
Em A verdade e as formas jurídicas, Michel Foucault fez uma análise das práticas judiciárias da Grécia antiga através da história de Édipo contada porSófocles.
Nesse tremendo e magnânimo Édipo, não há traço de má fé. Bastava-lhe um pouquinho disso para que, primeiro, desconfiasse de um possível resultado desastroso de sua busca e, então, torcessecaminho, enganando os outros, enganando até a si mesmo. Nem lhe faltava o poder para a imposição de uma “história oficial” conveniente. Mas ele persegue a verdade e não hesita em dar o último passo dasua catástrofe, quando já a tem por certa. A verdade só o atinge — e derruba — porque ele é verdadeiro.
A impressão de sua grandeza se impôs tanto que este herói foi com freqüência comparado a homensextraordinários. Segundo Ehrenberg (1954), Péricles teria servido de modelo a Sófocles para o traçado da figura dramática do soberano de Tebas. Cameron aproximou o Édipo sofocleano de Sócrates,...
tracking img