Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É O LÚPUS?
Doença crônica que pode afetar pessoas de todas as idades, raças e sexo. Tendo, no entanto, nas mulheres adultas o maior número de pacientes (90% são mulheres, entre 15 e 40 anos deidade).

É considerada uma doença auto imune porque o corpo não tem as defesas necessárias para combater as infecções e ainda ataca a si próprio.

Não é uma doença contagiosa, infecciosa oumaligna, mas é uma doença crônica, não tem cura, podendo haver uma remissão que permita a paragem do tratamento por grandes períodos de tempo ou até para o resto da vida

O Lúpus é uma doença de causadesconhecida. Mas vários estudos levam a algumas hipóteses:

CAUSAS PROVÁVEIS DO LÚPUS
Genética - alguns cientistas acreditam numa predisposição genética à doença, mas ainda não se conhece os genescausadores, até porque apenas 10% dos pacientes são hereditários e só 5% de crianças de pais que tem Lúpus desenvolvem a doença. Mas como 90% dos pacientes de Lúpus são mulheres em idade fértil,parece haver uma associação com o estrógeno, que se revelou, em experiências feitas com animais, ter um efeito acelerador na doença.

Stress - disparador da doença. Os cientistas confirmaram apossibilidade da adrenalina ou cortisona influenciarem o desenvolvimento da doença.
Luz Ultravioleta - exposição à luz solar. Cerca de 30 a 40% dos pacientes apresentam sensibilidade ao componente ultravioletavindo da luz solar ou artificial, em função da alteração no DNA, estimulando a produção anormal de anticorpos contra ele.
Vírus - é possível que linfócitos B sejam infectados por vírus e provoquema produção de anticorpos em pacientes susceptíveis.

Substâncias Químicas - alguns remédios como procainamida (para distúrbios do coração), hidrazida (para tuberculose), difenilhidantoína (paraepilepsia), hidralazina (para pressão alta), podem produzir um conjunto de sintomas semelhante ao Lúpus em pacientes predispostos. Descobriu-se que os pacientes demoram mais para metabolizar essas...
tracking img