Frutas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.
CURSO_ TÉCNICO SUBSEQUENTE EM SERVIÇOS DE RESTAURANTE E BAR




PESQUISA DE QUATRO TIPOS DE VEGETAIS ENCONTRADOS NA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE ACARAÚ






EQUIPE:
ALINE SANTOS
RAQUEL SANTOS
LAIS VIDAL




07/01/2014

BANANA
Nome Científico: Musa paradisíaca
Origem: Sul da Ásia, Índia e Indonésia.
A banana éuma das frutas mais conhecidas e um dos alimentos mais populares do mundo. Bananeiras são cultivadas em mais de 130 países.

Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sidocultivada há mais de 4.000 anos. A história registra a antiguidade da cultura.
Segundo Moreira (1999), as bananeiras existem no Brasil desde antes do seu descobrimento. Quando Cabral aqui chegou, encontrou os indígenas comendo in natura bananas de um cultivar muito digestivo que se supõe tratar-se do ‘Branca’ e outro, rico em amido, que precisava ser cozido antes do consumo, chamado de ‘Pacoba’ quedeve ser o cultivar Pacova. A palavra pacoba, em guarani, significa banana. Com o decorrer do tempo, verificou-se que o ‘Branca’ predominava na região litorânea e o ‘Pacova’, na Amazônica.
CURIOSIDADES

A bananeira não é uma árvore, mas a maior planta herbácea do mundo;
As bananas são o principal alimento de milhões de pessoas em vários países em desenvolvimento.
Outros usos da bananeiraalém do fruto: o coração e o interior do tronco são comestíveis, as folhas são usadas como recipiente, fornece fibra para tecidos de alta qualidade e papéis.
A maioria das bananeiras cultivadas se reproduz de forma assexuada, por propagação vegetativa, a partir de seu rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo, de crescimento horizontal, e que geralmente desenvolve folhas. O conjunto de várias dessasfolhas forma o que popularmente, à primeira vista, chamamos de caule da bananeira.
Cada “caule” é capaz de formar ramos de flores que, sem que haja fecundação de seus ovários, formam bananas, reunidas em um cacho. Assim, esse fruto é classificado como partenocárpico, e aqueles pontinhos pretos que encontramos em seu interior são óvulos não fecundados, e não sementes, como algumas pessoasacreditam.
Você sabe o porquê desse fruto amadurecer tão rapidamente?
A resposta é a seguinte: a banana libera um hormônio vegetal chamado etileno. Esse gás é responsável por acelerar a maturação do fruto. Assim, se deixamos muitas bananas reunidas, ou colocarmos esse fruto, ainda verde, em recipiente fechado; os mesmos amadurecerão rapidamente, em virtude da ação do etileno.
Existe uma grandevariedade de pratos onde a banana é o principal ingrediente, como por exemplo: nhoque de banana verde, banana flambada, banana assada na casca, torta de banana, bolo de banana, pavê de banana e cuca de banana.


MELANCIA
Origem: África
Nome Científico: Citrullus lanatus
O primeiro registro de colheita de melancia se deu há cerca de 5.000 anos, no Egito, como descrevem hieróglifos encontrados nasparedes de suas construções remotas. No antigo Egito, melancias eram colocadas nos túmulos dos reis para alimentá-los na ‘vida’ após a morte.

Por volta do século 10, a melancia foi levada à China, que é atualmente, o maior produtor e consumidor da fruta.
Durante o século 13, a melancia se propagou pelo resto da Europa através dos mouros.
Através dos escravos, a melancia foi levada para asAméricas.
No Brasil, o cultivo da melancia se dá principalmente nos Estados de Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
 Tipos e Variedades da Melancia
São conhecidas quase 300 variedades de melancias, mas são 50 as variedades mais populares.
Basicamente, são 5 os tipos de melancia :
- com semente
- sem semente
- mini (ou melancia baby)
- amarela
- vermelha
CURIOSIDADES
Para cultivar...
tracking img