Friedrick froebel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Introdução

Este trabalho tem por objetivo trazer algumas discussões, sobre o processo lúdico na vida da criança, como ele é essencial para seu desenvolvimento, amadurecimento e autoconhecimento. Este processo se inicia na infância. Este pequeno estudo pode nos mostrar o quanto o brincar é útil para a vida da criança, para sua formação tanto motora quantopsíquica. A criança aprende muito mais quando brinca, quando interage, manuseia e assimila, levanta hipóteses. Para que tudo isso aconteça ela precisa de um lugar adequado, um espaço próprio, chamado de brinquedoteca.

Pois o educador poderá aplicar atividades, brincadeiras dirigidas, com um objetivo, um proposito, e nada melhor que os jogos para incentivar os alunos, aonde poderão associar ao seumeio social. A escola deve incentivar o aprendizado da criança, estimulando o seu intelectual.
É interessante que o educador tenha a participação das crianças na elaboração das brincadeiras, exercendo assim, sua função de mediador, propondo atividades interessantes. Que o educador tenha a participação das crianças na elaboração do plano, exercendo assim, sua função de mediador, aproveitando o queestá acontecendo com as crianças, seus momentos, aproveitando os seus desejos e necessidades.



















As contribuições da educação lúdica para as crianças, segundo Froebel.



Quando se fala sobre educação lúdica, brincadeira e jardim de infância, logo nos vêm à cabeça um nome, o qual não se pode deixar de falar que é Friedrich Froebel, ele o fundador do primeirojardim de infância, o iniciador desse processo.

Foi o pioneiro no assunto ludicidade, dizia que as crianças precisavam brincar para aprender, pois é no brincar que expõem suas capacidades representativas, é neste momento que o prazer e a interação irão fazer parte do seu desenvolvimento.

“Brincar é a fase mais importante da infância, do desenvolvimento humano, neste períodopor ser auto ativa, representação do interno, a representação de necessidades e impulsos internos.” (Froebel, 1912, pp.54-55).

Segundo Kishimoto, citado por Santos (1999) Froebel foi o primeiro educador a justificar o uso do brincar no processo educativo. Ele via no ato de brincar processos pedagógicos, onde eram desenvolvidos alguns aspectos físicos, morais e cognitivos entre outros, mas paraque esse desenvolvimento o ocorresse achava que seria necessária a orientação de um adulto. Portanto, foi ele o primeiro educador a valorizar o brinquedo, a dar ênfase na atividade lúdica e a observar o significado da família nas relações humanas. Destacou a importâncias das atividades dirigidas.

Froebel via a criança como um indivíduo capaz de construir seu próprio conhecimento e não sendoapenas passivo, defendia a idéia de que o ser humano é dinâmico e produtivo. Para Froebel o desenvolvimento infantil ocorre em etapas, a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas elas são importantes para o processo de desenvolvimento. A educação da criança acontece por meio de três operações, a ação, o jogo e o trabalho. Pois quando ela aprende por meio dos jogos, dainteração, isso acaba se tornando algo muito mais significativo, ou seja, elas não esquecem jamais.
Froebel considerava a educação infantil necessária para a formação da criança, e com o objetivo de estimular o aprendizado, o brinquedo é algo fundamental, permite criar, imaginar e representar a realidade e as experiências por elas adquiridas. A educação deve ter como base a evolução naturaldas atividades, e o ensino deve ter o objetivo de extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele.
Para Froebel é importante que a escola utilize à autoatividade da criança, pois é por meio desta que ela se desenvolve e aprende, através da própria vida e não necessariamente pelo estudo. A pedagogia de Froebel contribuiu muito para a educação infantil, pois ela é considerada a...
tracking img