Novaes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 103 (25536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios Resolvidos
(FUNRIO - Administração – MJ 2008)
Questão 54
Ocupado com a melhoria de sua atuação como diretor de Recursos Humanos em uma empresa, Carlos resolve aperfeiçoar a comunicação em seu setor. Sobre este tema, é correto afirmar que
A) a comunicação é o processo de divulgação de uma informação.
B) a comunicação ascendente ocorre apenas na altagerência.
C) o "feedback" ocorre quando o receptor responde à comunicação do emissor com uma mensagem de retorno.
D) as barreiras à comunicação estão presentes unicamente dentro do indivíduo.
E) a comunicação aberta é uma rede de diálogo informal de empregados.
GABARITO: C
Fundamentação Teórica: Gestão de Pessoas, Idalberto Chiavenato, .
A comunicação é um"processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra".
Processo de comunicação
O sistema de comunicação envolve, no mínimo, duas pessoas ou dois grupos: o remetente (fonte) e o recebedor (destino), isto é, o que envia a comunicação e o que a recebe.
Entre eles existem mais quatro componentes do processo: a transmissão, o canal, a recepção e o ruído.Ruído: perturbação indesejável que tende a deturpar e alterar, sem a menor previsão, as mensagens transmitidas. O conceito de ruído envolve as perturbações internas presentes ao longo dos diversos componentes do sistema, como é o caso de perturbações no transmissor (entre as quais voz rouca ou prolação defeituosa, telefone cruzado, carta ilegível) ou no receptor (como surdez, dificuldade de leitura).Em um sistema de comunicação, toda fonte de erros ou distorções está incluída no conceito de ruído.
Uma informação ambígua ou que induz a erro é uma informação com ruído. Uma das formas de se reduzir o ruído é a redundância - repetição da mensagem - para garantir a interpretação da mensagem.
A retroinformação (retroação) é um elemento importante no sistema de comunicação.Quando existe retroinformação, a comunicação é bilateral e ocorre nos dois sentidos. Sem retroinformação, a comunicação é feita em um só sentido e não há nenhum retorno para que a fonte possa conhecer o resultado.
(CESPE - Analista Judiciário - Área Administrativa – TST 2008) Considerando as funções da área de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
1. A área de recursos humanosexerce o papel de auxiliar uma organização no alcance dos seus objetivos, devendo facilitar o processo de contratação e desenvolvimento de pessoas para esse fim.
GABARITO: C
Fundamentação Teórica:Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos, Idalberto Chiavenato, 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007, pg 230.
Os objetivos da ARH derivam dos objetivos da organização inteira. Aolado dos objetivos organizacionais, a ARH deve considerar os objetivos pessoais dos participantes.
Os principais objetivos da ARH são:
1 – criar, manter e desenvolver um contingente de rec. Humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização;
2 - ....
3 – alcançar eficiência e eficácia através dos rec. Humanos disponíveis.


2. Um sistemade recursos humanos compreende os subsistemas de captação, aplicação, recompensa, desenvolvimento, manutenção e monitoramento de pessoas na organização.
GABARITO: C
Fundamentação Teórica:Administração de Recursos Humanos:Fundamentos Básicos, Idalberto Chiavenato, 6ª ed. São Paulo:Atlas,2007, pg 221
Os processos básicos na gestão de pessoas são cinco, a saber: prover, aplicar,manter, desenvolver e monitorar pessoas. O ciclo da gestão de pessoas se fecha em seis processos básicos (também chamados de subsistemas), inter-relacionados e interdependentes: provisão, aplicação, recompensar, desenvolver, manutenção e controle de pessoas.


3. Nos processos de seleção ou de promoção de pessoal, o analista de recursos humanos deve gerenciar todas as etapas e definir...
tracking img