Frei luis de sousa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da obra Frei Luís de Sousa
A obra Frei Luís de Sousa desenrola-se em três actos.

A peça baseasse muito no desaparecimento de D. João de Portugal e D. Sebastião, pois D. MadalenaVilhena (provavelmente viúva de D. João de Portugal e mulher de Manuel de Sousa Coutinho) acreditou durante 7 anos que D. João estaria vivo, mas acabou por seguir em frente e casar com D. Manuel de SousaCoutinho com o quem teve uma filha, D. Maria.

D. Maria tinha muitos problemas de saúde, era demasiado frágil, preocupada e curiosa o que prejudicava ainda mais sua saúde que já era pouca,todos se preocupavam com ela, incluindo Telmo (fiel escudeiro de D. João de Portugal e que agora seria fiel escudeiro de D. Maria).
Telmo preocupava-se com o regresso de D. João, assim como D.Madalena, pois se ele regressasse D. Madalena e a Filha seriam desacreditadas perante todos, porque D. Madalena era casada com D. João quando este desapareceu na batalha e só com a morte dele ela podiavoltar a casar, mas se ele volta-se o casamento dela com D. Manuel era um pecado que ninguém iria aceitar, o facto de D. João poder voltar atormentou D. Madalena, D. Manuel e Telmo durante 14 anos, masesse não era o único problema da família, pois estes andavam a ser “atacados” por governadores de Lisboetas por esse mesmo motivo a família viu-se obrigada a partir para o palácio de D. João, mesmocontra a vontade de D. Madalena eles partiram e D. Manel para acabar com os problemas incendiou o palácio onde viviam, mesmo com o seu quadro la dentro, coisa essa que preocupou demasiado D. Madalena,pois esta acreditava que isso era traição.
Já no palácio de D. João de Portugal, D. Madalena de Vilhena sentia-se mal por la estar, já D. Maria questionava quem seriam os homens pintados nos trêsquadros que estavam expostos no salão principal do castelo, conseguiu saber que seriam D. Sebastião, D. João e Camões.
Na ausência de D. Manuel, de D. Maria e de Telmo, um romeiro apareceu...
tracking img