Fraudes nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
aguilar ferreira
alice araújo

glênia de oliveira

mayra regina

PATRÍCIA COSTA BONFIM VELOSO

TRABALHO DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO

Vale do Aço – M.G
Faculdade Pitágoras
2011
aguilar ferreira

alice araújo

glênia de oliveira

mayra regina

PATRÍCIA COSTA BONFIM VELOSO

TRABALHO DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNOTrabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras de Ipatinga-MG, na Disciplina Auditoria e Controle Interno.

Professora: Tânia

Vale do Aço - MG
Faculdade Pitágoras
2011

ASPECTOS PREVENTIVOS E CORRETIVOS

Fraude é o ato intencional de omissão ou manipulação das transações, adulterações dedocumentos e seu registros, alterando suas demonstrações contábeis. A fraude pode ser comprovada depois de constatado alguns dos seguintes exemplos:
a) Falsificação, manipulação e alteração dos registros de documentos;
b) Apropriação e interpretação indevida de seus ativos;
c) Omissão das negociações nos registros contabilizados;
d) Registro dessas negociações sem documentos hábeispara comprovação; e
e) Não aplicação de práticas contábeis aceitáveis e editadas pelas NBC.
Os erros fortuitos, por desconhecimento, imperícia (por falha na seleção ou treinamento inadequado ou insuficiente), falhas de equipamentos e/ou de sistemas são comuns e os prejuízos causados são importantes e comprometem o desempenho empresarial. A maior incidência de fraudes se dá em relação aoperações que envolvem dinheiro, estoque e créditos a receber ou débitos a pagar.
Os administradores devem implementar diversas medidas para reduzir o risco de ocorrência de fraudes: segregação de função; rodízio de profissionais, de cargos ou de funções; normas de procedimentos; realização de pesquisa sobre a vida profissional e os antecedentes criminais dos candidatos ao quadro defuncionários da empresa; auditoria interna para estabelecer procedimentos mínimos de controle capazes de identificar e coordenar serviços de inteligência a fim de coibir a prática de fraudes; elaboração de código de conduta profissional, abrangendo o que a empresa e os gestores entendem por comportamento ético e ainda canais para denúncias anônimas.
Entende-se que estas são maneiras e métodosimportantes, dos quais as organizações devem considerar para desenvolver suas atividades de forma segura, oferecendo confiança a seus clientes e obter bons resultados, inclusive repassando a seus colaboradores segurança para efetuar com tranqüilidade suas obrigações.

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA PARA PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDES NA EMPRESA

Nos dias atuais, uma empresa será competitiva casopossua uma gestão capaz de vencer qualquer obstáculo e leve em consideração fatores primordiais como: planejamento, organização, controle e direção.
Podemos constatar que a auditoria é um elemento fundamental no sistema de informações, pois controla o desempenho e a prestação de contas da administração, tornando válidas as demonstrações financeiras e comunicando os resultados da auditoria aosusuários interessados.
“Auditoria consiste no exame de documentos, livros e registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo a normas apropriadas de procedimento, objetivando verificar se as demonstrações contábeis representam adequadamente situação nelas demonstrada, de acordo com princípios fundamentais e normas de contabilidade, aplicados demaneira uniforme.”
A auditoria poderá apresentar-se de diversas formas, conforme as suas características peculiares. Assim de acordo com os fins a que se destina, a auditoria pode ser realizado para confirmar a exatidão das demonstrações contábeis, permitir melhor controle administrativo, atender as exigências legais, verificar o cumprimento das obrigações fiscais, entre outros, apurar erros e...
tracking img