Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 3


2. PROBLEMA 3


3. JUSTIFICATIVA 3


4. OBJETIVOS 3

4.1. Objetivo Geral 3
4.2. Objetivos Específicos 3

5. REFERENCIAL TEÓRICO 3

5.1. O que é Franquia? 3
5.2. Breve História 3
5.3. Franchising é a solução adequada para sua empresa? 3
5.4. Impacto da Nova Lei de Recuperação Empresarial nas Relações de franquia. 3
5.5.Permissão, Concessão e Franquias 3
5.6. Vantagens e Desvantagens 3
5.7. O Franchising como uma opção de negócio 3
5.8. Como se dividem as responsabilidades e obrigações entre franqueado e franqueador 3
5.9. Franquia x Negócio independente 3

6. METODOLOGIA 3

6.1. Técnica de pesquisa 3
6.2. Coleta de dados 3

7. CRONOGRAMA 3


REFERÊNCIAS 3


ANEXO I 3

LEI 8.955FRANQUIA EMPRESARIAL de 15 de dezembro de 1994 3

ANEXO II 3

Contrato de Franquia Empresarial - (Modelo) 3

ANEXO III 3

Roteiro de entrevista 3


1. INTRODUÇÃO




O sistema de franquia, enquanto conceito, se aplica à produção, distribuição e consumo de bens e serviços, organizada a partir de uma estratégia mundial, e voltada para o mercado mundial.
Na prática éassim, cada franqueador espera que seus franqueados gerenciem suas próprias unidades melhor do que qualquer outra pessoa, e por isto confiou a eles a sua marca. Por outro lado, os franqueados esperam que o franqueador gerencie a marca com profissionalismo, tornando-a cada vez mais forte. O fundamento é simples: que cada um seja melhor em sua área. Só assim a franquia poderá crescer, consolidando umavantagem competitiva no mercado.
O sistema de franquia carrega consigo, além de uma “marca” forte, um “produto” que tem um “uso” pré-determinado: ele vem pronto e acabado, é igual em todos os pontos de vendas e, no local em que se instala, ele dita as regras: quem vai consumir, como vai consumir, como vai manipulá-lo, etc.
Para acompanhar a evolução do mercado, o franqueadorprecisa abrir o canal de comunicação com suas unidades franqueadas, ter acesso às informações sobre cada unidade, os clientes, os concorrentes e sobre as ameaças e oportunidades do negócio. Franqueador e franqueados devem trabalhar em parceria, com uma visão ampla do mercado, desenvolvendo idéias, produtos e/ou serviços para a rede. Ou seja, trabalhar e inovar para crescerem de forma sustentável.Pretende-se com esta pesquisa conhecer melhor o funcionamento do sistema de franquia, suas possibilidades e limites.









2. PROBLEMA





Quais os fatores que podem ser associados ao sucesso ou insucesso no negócio de franquias?





3. JUSTIFICATIVA



Em uma economia que sofre os mais diversos efeitos da globalização, negócios formatados tem sidouma boa opção para quem busca de forma mais segura iniciar um empreendimento. O Franchising vem sendo uma alternativa de negócio de crescimento rápido, por ser um método/estratégia utilizado por empreendedores que desejam ampliar suas bases de atuação de maneira eficaz e eficiente, mas não podem ou não querem investir recursos próprios.
Uma Franquia bem escolhida permite reduzir riscosque o franqueado possivelmente enfrentará como empresário, sendo essencial saber que uma franquia não deve ser escolhida com base no charme da marca e/ou no produto do franqueador, é preciso saber antes uma série de fatores que dará uma solidez na hora de aderir a uma franquia; aceitação de mercado, localidade, saber se a marca já é conhecida no mercado, se o franqueador dará de fato todo suporte eoutros.
Sabe-se por dados estatísticos que para cada 100 novas Franquias, 95 delas permanecem em operação depois de 3 anos de sua abertura, dados do Departamento de Comercio dos Estados Unidos, que podem ser aplicados no Brasil, (SEBRAE, 2005)
A formatação de negócios no Brasil começou nos anos 60, com a franquia de uma escola de idiomas, e até então já são várias franquias...
tracking img