Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
omo surgio? surgiu nos Estados Unidos por volta de 1851, quando a fabricante de máquinas de costura Singer Sewing Machine Company resolveu outorgar licenças a comerciantes independentes,interessados em revender seus produtos.

Alguns anos mais tarde, em 1898, foi a vez da General Motors iniciar a utilização do sistema para expandir a rede de pontos de venda dos carros que produzia, criando oque mais tarde veio a ser chamado de Concessionárias. Até então, os veículos eram vendidos apenas diretamente pela empresa aos consumidores.

Em 1899, a Coca-Cola criou a primeira franquia deprodução de que se tem notícia, passando a outorgar licenças para empresários interessados em produzir e comercializar seus refrigerantes no âmbito de áreas geográficas definidas por contrato, mais ou menosnos moldes do que faz até hoje.

A partir do início do Século XX, o uso do Franchising se difundiu. Porém, a grande "explosão" do sistema só ocorreu após o término da II Guerra Mundial, quandomilhares de americanos, ex-combatentes, voltaram para os EUA determinados a se tornar seus próprios patrões.

O Franchising, então, surgiu como a grande solução, não só por assegurar o acesso, pelosempreendedores, aos conhecimentos, processos e sistemas de que necessitavam para ser bem-sucedidos, mas também na medida que a aquisição de uma franquia facilitava a obtenção de financiamento emcondições bastante favoráveis junto a Small Business Administration, uma espécie de Sebrae americano.
No Brasil, embora se possa falar de formas rudimentares de franquias surgindo aqui ou ali desde a década de1940, com algum destaque para o Yázigi e o CCAA nos anos 1960, o Franchising só teve início, para valer, ainda que de forma não muito estruturada, a partir dos anos 1970. E, mais notadamente, demeados dos anos 1980 em diante.

O que é? nada mais é do que uma técnica administrativa com o propósito de vender uma licença, onde o franqueador (a pessoa que é dona da marca) cede ao franqueado...
tracking img