Franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Franquia

1.    Introdução

Para LEITE (1991:27), o conceito inicial de franquia retoma o tempo da idade média, quando se adotava o feudalismo na Europa, onde as cidades-estado e a Igreja confundiam-se na pessoa do seu líder. À época se estabeleceram algumas cidades 'francas', ou seja, cidades livres de pagamentos de taxas/impostos ao poder central e/ou à Igreja, seus comerciantes tinhamdireito ao livre comércio de bens e serviços.
Há, porém, outras versões, como DIUANA (2000) que afirma que o sistema Franchising surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Mas, no século XIX, nos Estados Unidos, a Singer Sewing Machine Company já concedia o direito de comercialização de seus produtos a comerciantes independentes. Depois, já no século XX, a General Motors e a Coca-Cola passaram a adotaro Sistema. A finalidade da primeira era expandir sua rede de distribuidores e, da segunda, o engarrafamento de seus produtos.
A expansão do sistema Franchising só veio mesmo a partir dos anos 50, quando milhares de ex-combatentes que voltaram para os Estados Unidos realizaram o sonho de abrir seus próprios negócios. O fato histórico considerado responsável pelo crescimento do sistema foi osurgimento do McDonald's em 1954, hoje um relevante franqueador do mundial.
Porém, conforme SCHNEIDER et ali (1994:15), somente no início da década de 80 o sistema franchising passou a vigorar sob leis específicas que regularam seu funcionamento no mercado norte americano. A partir dali, os contratos escritos tornaram-se obrigatórios.
A globalização da economia e dos mercados é que caracteriza aexpansão do capitalismo em nível mundial, no final do segundo e início do terceiro milênio. E vem provocando mudanças profundas em praticamente todas as esferas da sociedade contemporânea. Nessa nova realidade, a habilidade organizacional de lidar com as pressões ambientais vem sendo crescentemente valorizada, passando a ser compreendida como fator relevante para o desempenho e para a própriasobrevivência das organizações, conforme afirma SALVADOR (2000).
Nesse contexto, onde está sempre presente a concorrência e a competitividade, a inovação organizacional passou a ser necessidade contínua e fundamental ao desenvolvimento das empresas. Sua importância deve-se, principalmente, ao fato de que, frente aos cenários de intensa competição e de mudanças rápidas e contínuas, as empresasprecisam criar novas e melhores maneiras de responder aos desafios e problemas da realidade organizacional, conforme comentários de RODRIGUES e SILVA (1998).

2.    Natureza e definições do sistema franchising

Sob o aspecto da expansão geográfica da globalização, LORANGE e ROOS (1996:219) vêem o sistema franchising como uma aliança estratégica de dominação, onde empresa-líder (a empresa detentorada tecnologia utilizada na aliança) desejando facilitar o desenvolvimento e ampliação de uma rede, une vários elos, cada elo independente, representado por empresas locais/nativas, constituindo uma organização em que uma sócia exerce o papel principal (dominante) e as demais, meras participantes em seus países, com a finalidade de obter ganhos de escala e escopo.
Segundo RUBENS PINTO (2000-a), oFranchising é um sistema de parceria empresarial no qual uma empresa franqueadora vende o seu conhecimento, o "know-how" de operação de seu negócio, que foi previamente testado e comprovadamente rentável a terceiros, que se identificam com o seu segmento de negócio e vêem nele a oportunidade de firmar-se profissional e economicamente.
Para ALBUQUERQUE e ANDRADE (1996:40), "o franchising é umarranjo organizacional peculiar para a distribuição de produtos e serviços", envolvendo transferência ou concessão de bens tangíveis e intangíveis, como marca, imagem e conhecimentos especializados.
Franchising é "uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços", conforme definição de DIUANA (2000:1). Na visão de ALBUQUERQUE e ANDRADE (1996), trata-se de um arranjo...
tracking img