Frank zappa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frank Vincent Zappa1 (21 de Dezembro de 1940, Baltimore — 4 de Dezembro de 1993, Laurel Canyon, Los Angeles) foi um compositor,guitarrista, produtor de gravação e diretor de cinema. Em uma carreira de mais de trinta anos, a sua obra musical estendeu-se pelo rock, fusion,jazz, música eletrônica, música concreta e música clássica. Ele também dirigiu longas-metragens e videoclipes e desenhou capasde álbuns seus. Zappa produziu quase todos os seus 60 álbuns que lançou com a banda Mothers of Invention, grupo que o acompanhou por boa parte da carreira e teve sua formação mudada muitas vezes, e como artista solo.
Na adolescência, ele adquiriu um gosto por compositores de música de vanguarda baseada na percussão, como Edgard Varèse, e também pelorhythm and blues dos anos 1950. Zappa começou aescrever música clássica no ensino médio, à mesma época em que tocava bateria em bandas de rhythm and blues - ele fez a troca para a guitarra posteriormente. Compositor e performista da sua própria música, com influências diversas, o seu trabalho é praticamente impossível de ser categorizado. O seu álbum de estreia com o Mothers of Invention, Freak Out!, combinava canções no formato convencional dorock and roll com improvisações coletivas e colagens de som realizadas em estúdio. Os seus últimos álbuns também continham essa abordagem eclética e experimental, independentemente de o formato fundamental ser rock, jazz ou clássica. Ele escreveu as letras de todas as suas canções, as quais - frequentemente humoristicamente - refletiam a sua visão iconoclástica dos processos sociais e políticos,estruturas e movimentos estabelecidos. Era um grande crítico do método de educação e da religiões, e um forte defensor da liberdade de expressão, da autodidática e da abolição da censura.
Zappa foi um artista altamente produtivo e prolífico e ganhou aclamação da crítica. Muitos de seus álbuns são considerados essenciais na história do rock e do jazz. Ele é considerado um dos guitarristas maisoriginais de seu tempo. Ele também continua sendo uma grande influência para músicos e compositores. Alcançou algum sucesso musical, particularmente na Europa, e pela maior parte de sua carreira trabalhou como artista independente. Postumamente, Zappa foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, em 1995, e ganhou um prêmio Grammy, em 1997.
Frank Zappa faleceu, em decorrência de um câncer de próstata,em 1993. Ele teve quatro filhos: Moon Unit, Dweezil, Ahmet Emuukha Rodan eDiva Thin Muffin Pigeen.
-------------------------------------------------
Primeiros anos de vida
Frank Zappa nasceu em Baltimore, em 21 de dezembro de 1940. Sua mãe, Rose Marie (de nome de solteira Colimore), era de ascendência italiana e francesa, e seu pai, Francis Vincent Zappa, era um nativo de Partinico, Sicília etinha ancestrais gregos e libaneses.2 Frank era o mais velho de quatro irmãos, e tinha dois irmãos e uma irmã.3 A família mudava-se frequentemente de moradia durante a infância de Zappa porque seu pai, um químico e matemático, teve vários empregos na indústria de defesa dos EUA. Depois de um breve tempo na Flórida na metade dos anos 1940, a família retornou a Maryland, onde o pai de Zappatrabalhou nas instalações do arsenal químico de Edgewood, no Aberdeen Proving Ground. Eles mantinham máscaras de gás em casa para o caso de ocorrer algum acidente no arsenal, que estocava gás mostarda e ficava próximo.4 Isso teve um profundo efeito no jovem Zappa: referências a germes, guerra biológica e outros aspectos da indústria bélica são encontradas em seu trabalho.5
Durante a infância, Zappaficava frequentemente doente, sofrendo de asma, dores de ouvido e problemas nos sinos. Um médico tratou o último injetando uma pastilha de rádio em cada narina de Zappa; pouco se sabia naquele tempo sobre potenciais perigos de ser submetido mesmo a pequenas quantidades de radiação terapêutica.6 Imagens e referências ao nariz aparecem tanto na sua música quanto nas suas letras, assim como nas capas de...
tracking img