Tcc "disciplina na sala de aula: um olhar sobre os valores éticos docentes e discentes"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE OS VALORES ÉTICOS DOCENTES E DISCENTES


Carla Cristina Macieira Cassemiro

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de intervenção realizado em uma escola pública estadual da cidade de João Monlevade (MG), tendo como foco principal a prática ética de docentes e discentes e como ela influencia o processo deensino-aprendizagem e a disciplina na sala de aula. Apresenta, também, as implicações no contexto escolar e vivências entre alunos e professor, para que a disciplina em sala de aula possa ser restabelecida por meio da construção ética tanto do professor quanto do aluno.
 
Palavras-chave: Disciplina. Sala de aula. Professor. Aluno. Ética.

Abstract


This article presents the results of an interventionproject conducted in a State public school in the city of João Monlevade (MG), having as its main focus the ethical practice of teachers and learners and how does it influence the teaching-learning process and discipline in the classroom. Presents, also, the implications on educational background and experiences between students and teacher for that discipline in the classroom can be restoredthrough the ethical construction of the teacher and student alike.

Keywords: Discipline. Classroom. Teacher. Student. Ethics.

1 Introdução

A palavra disciplina origina-se do latim e significa regras e condutas preestabelecidas; conjunto de leis ou ordens que regem certas coletividades; instrução e educação; ensino. Embora haja alguns aspectos desta palavra que remetem à ideia ousignificado de punição por meio de correções com agressões físicas, neste estudo serão consideradas as regras e condutas preestabelecidas e como elas podem contribuir com uma formação escolar mais equilibrada.
Além disso, é objetivo desta pesquisa mostrar que a vivência em sala de aula entre aluno e professor e a construção do conhecimento por ambos podem ser mais significativas e relevantes,permitindo-se o estabelecimento de maneiras próprias de convivência e a construção do respeito mútuo e respeitando-se a cultura, a situação socioeconômica, a etnia e a educação corporal comprometida com a cooperação, a ludicidade e o diálogo (Sousa; Altmann, 1999).
Os questionamentos são muitos, mas este estudo se limita a julgar algumas formas de disciplina e organização consideradaspertinentes e necessárias ao contexto escolar para que este se torne um ambiente com mais qualidade e bem-estar, seja este físico, emocional, psíquico, cultural ou social.
Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ano (faixa etária entre 7 e 8 anos) de uma escola da rede pública estadual do município de João Monlevade, e a escolha dos sujeitos foi realizada pela equipe de supervisão da escola.Justificou-se a participação dessa turma o fato de os alunos se encontrarem em desarmonia com o aprendizado e com a disciplina (conversa excessiva e postura inadequada). Esse fato levou à crença de que era possível fazer uma intervenção de forma simples e significativa para o aprimoramento deste espaço escolar: a sala de aula.
A intenção, no entanto, era que uma mudança significativaocorresse quanto à disciplina em sala, já que a proposta era ajudar a reconstruir tal espaço por meio de vivências que pudessem atingir os alunos de forma mais direta. O momento era propício, o espaço também e, conforme a proposta pedagógica daquela realidade escolar, a intervenção foi realizada. A busca pelo entendimento do que era necessário para aprender, para ser respeitado, para ser disciplinado,foi se desvelando aos poucos com atividades que buscavam esse objetivo.
Para a fundamentação teórica do estudo, foi essencial a leitura das obras de Sousa e Altmann (1999) Tiba (2006), Brasil (1998), dentre outros de extrema relevância.


2 Referencial Teórico

A disciplina em sala de aula, envolvendo o comportamento dos alunos da escola no geral, leva toda a comunidade escolar...
tracking img