Frank gehry

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO STATA-MIT




Centro Stata, do MIT, inaugurado em 16 de março de 2004. O Centro Ray e Maria Stata é um complexo acadêmico de 40,000 m² desenhado por Frank Gehry, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O prédio começou a ser ocupado em 16 de março de 2004. Fica no local do antigo Prédio 20 do MIT, o qual hospedou ohistóricoLaboratório de Radiação, em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos da América.
O financiamento principal para este projeto foi fornecido por Ray Stata (MIT, turma de 1957) e Maria Stata. Outros grandes financiadores principais Bill Gates e Alexander Dreyfoos (MIT, turma de 1954). Acima do quarto andar, o edifício divide-se em duas estruturas distintas: a torre Gates e a torre Dreyfoos torre.Contidos no interior do edifício, estão o Laboratório de Ciência da Computação do MIT e o Laboratório de Inteligência Artificial, o Laboratório de Sistemas de Informação e Decisão, bem como o Departamento de Linguística e Filosofia. Celebridades acadêmicas como Noam Chomsky, Rodney Brooks e Ron Rivest têm escritórios lá. O fundador do W3C, Tim Berners-Lee e o fundador do Movimento do Software Livre,Richard Stallman, também têm escritórios no Centro.
Várias matérias do MIT, como a 6.001 - o curso introdutório de ciências da computação - são ministradas no interior do Centro. O Café da Família Forbes também está localizado nele, servindo café da manhã e almoço para o público.
À maneira típica do MIT, embora os nomes dos financiadores sejam gravados no edifício e em alguns mapas, o complexotambém é conhecido pelo seu número, "Edifício 32", e os nomes das torres já foram reduzidos para as suas letras iniciais: Torre "G" e Torre "D".



O arquiteto colunista da Boston Globe, Robert Campbell, escreveu uma avaliação brilhante do edifício em 25 de abril. De acordo com Campbell, "o Stata sempre vai parecer inacabado. Também parece que está prestes a entrar em colapso. As colunas seinclinam em ângulos assustadores. As paredes balançam, desviam e colidem em curvas e ângulos aleatórios. Os materiais mudam onde quer que se olhe: tijolo, aço de superfície espelhada, alumínio escovado, tintas de colorido brilhante, metal corrugado. Tudo parece improvisado, como se jogado no último instante. Esse é o ponto. A aparência do Stata é uma metáfora para a liberdade, ousadia e criatividadeda pesquisa que deve ocorrer dentro dele."






Casa dançante
A Casa Dançante (em checo Tančící dům) é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Checa. Ela foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry em uma área ribeirinha vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945. A construçãoiniciou em 1994 e terminou em 1996.


Vista Lateral
Originalmente chamada Fred e Ginger (Fred Astaire eGinger Rogers - a casa lembra vagamente um par de dançarinos) a casa se situa entre os prédios neobarroco, neogótico e art nouveau pelos quais Praga é famosa.
Na cobertura existe um restaurante francês com vistas magníficas da cidade. Os planos de se tornar um centro cultural não foirealizado. Hoje é um prédio comercial com firmas multinacionais. Como é situado em uma rua bastante movimentada, o prédio depende de circulação forçada de ar, fazendo com que o interior fique menos agradável aos ocupantes.
O edifício reflete um conceito de arquitetura desconstrucionista, que, claro, levantou enorme polémica em meados dos anos 90. A Republica Theca havia saído do comunismo havia 3anos, estava se separando da Eslováquia e as coisas mudavam rapidamente, talvez rápido demais para alguns. Quem bancou a ideia foi o então presidente Vaclav Havel, um homem das artes, que esperava instalar ali um centro cultural. Havel logo aprendeu que o capitalismo tem seu lado negro, e o centro cultural nunca saiu do papel.
Hoje, já faz parte da paisagem urbana de Praga e a população aprendeu...
tracking img