Frank gehry

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARQUITETURA III
Aluno: Edilmar Bastos Bomfim

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um movimento da arquitetura no qual muitos arquitetos se destacaram. Dentre estes movimentos está o Modernismo no século XX, o qual engloba as correntes do Brutalismo, o High-Tech, a Arquitetura Escultórica, o Pós Modernismo e oDesconstrutivismo.
Neste trabalho é colocado como destaque o Arquiteto Frank Owen Gehry, participante do movimento desconstrutivista, que com sua polêmica linguagem arquitetural conquistou admiradores e críticos.
Ao longo da sua carreira Frank Gehry tem mostrado persistência em nunca desistir de colocar em prática suas ideias, as quais aos olhos de muitos não eram ou são aceitáveis.
Frank Gehry possuiobras espalhadas por todo o mundo e tem se tornado cada vez mais requisitado. Arquiteto de renome mundial possui uma grande equipe de profissionais e produz obras grandiosas de rara complexidade e beleza.

CONTEXTO HISTÓRICO

Na história tanto das artes como da arquitetura, as sucessões de estilos ocorrem na medida em que impérios são derrotados pela força, pela superioridade, não havendoconsenso entre o melhor para todos. Desde o começo dos tempos o ser humano procura fazer de sua própria morada o melhor refúgio para si, seguindo um instinto vindo dos nossos ancestrais.
Este sentimento nos faz querer aperfeiçoar o nosso lar, seja com técnicas arquitetônicas diferentes das conhecidas anteriormente ou com materiais que nos proporcionam melhor conforto e prazer dentro de nossos casulos.A partir do momento em que o povo detém a tecnologia, mesmo que seja a mais primitiva possível, se vê no papel de poder fazer outros tipos de projeto, sejam eles templos, praças, mercados, portos ou outras edificações. Os primeiros a fazer isso foram os povos da mesopotâmia com os Zigurates que marcaram o início de toda a arquitetura como a conhecemos.
Então surge o estilo egípcio com suaspirâmides e túmulos para seus faraós. Apesar de um poderoso império, o Egito era tido como uma país pacífico e foi muitas vezes tomado por diversos inimigos, dentre eles o último foi o império grego e helenístico comandado por Péricles.
Começa então a Era Clássica marcada pela sua arquitetura de mármore e de obras feitas visando a forma perfeita, sua política democrática e sua filosofia. Por sua vez, abeleza grega foi dominada pelo bruto império romano passando do mármore para o concreto e suas grandes obras de engenharia. Quando o império romano se converteu ao catolicismo, Constantinopla se tornou a capital iniciando então o estilo Bizantino e posteriormente o islâmico, que influenciaram grandemente a arquitetura e cultura na Europa, principalmente com suas cúpulas e arcos.
Após a Era da Luzsurgiu a Era das Trevas. O estilo românico foi precursor deste período, uma espécie de preparação para o mundo não ser abalado com o gótico. A partir deste momento, com o final da guerra santa, a população se sentia em dívida com seu Deus e surpreendeu o mundo na tentativa de chegar aos céus com as mais altas catedrais que a tecnologia da época permitia. A Era das Trevas terminou quando a voltapara a Luz, ou seja, o classicismo grego romano, não somente na arquitetura como também na filosofia, ressurgiu.
Ainda embebidos pelo classicismo, o mundo entrou no uso da arquitetura e decoração do estilo Barroco onde o excesso de decoração predominava. Após a Revolução Francesa de cunho político houve em 1840 outra revolução de cunho financeiro na Inglaterra. A Revolução Industrial iniciou aarquitetura de ferro e a superdensidade do êxodo rural. As cidades agora superlotadas estavam em extrema necessidade de construções rápidas e baratas para atender a demanda que se fazia necessária. Com isso surgiram os bairros afastados dos centros urbanos e perto dos centros industriais.
No início do Século XX os ideais da revolução Industrial foram elevados a nível nunca visto antes, num...
tracking img