Frameworks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hamilton André Hino RA 1111314
Paulo Sérgio de Francischi RA 1111179

Framework

1. Definições

Desenvolver programas não é uma das tarefas mais fáceis. Exige longo período de dedicação e aprendizado de uma determinada linguagem ou de várias linguagens. Afinal nem sempre uma só atende a solução do problema.
Aliados a isso os desenvolvedores contam, ainda, com o fator tempo. Cada vez mais escassonum mundo dinâmico, altamente conectado.
Como minimizar esses problemas tão comuns no dia a dia de um desenvolvedor?
Uma das possíveis soluções seria a adoção de uma grande biblioteca de códigos que forneça uma estrutura pronta para usar e implementar que chamamos de Framework.
Abaixo veremos algumas das definições:

Um framework é um conjunto de classes cooperativas que implementam os mecanismosque são essenciais para um domínio de problemas específicos.
(Cay Horstmann)

Os frameworks são um projeto de subsistema constituído de um conjunto de classes abstratas e concretas e da interface entre elas.
(Wirfs-Brock e Johnson)

Um framework é uma estrutura genérica que pode ser ampliada para criar um subsistema ou uma aplicação mais específica. Ampliar o framework pode envolver o acréscimode classes concretas, que herdam operações de classes abstratas no framework.
(Ian Sommerville)

2. Características
* Os frameworks oferecem um alto grau de reutilização – muito mais do que as classes individuais.
* Um framework de aplicação fornece um conjunto de classes que um programador incrementa para construir uma aplicação, normalmente criando subclasses a partir de classes doframework.
* O programador tem pouca ou nenhuma influência na ordem pela qual os métodos das classes fornecidas pelo programador são chamadas. A maioria das atividades ocorre no framework e, eventualmente, alguns objetos das classes definidas pelo usuário são construídos. Então, o framework chama seus métodos na ordem que julga apropriada. Este fenômeno normalmente é chamado de inversão de controle.* Em um framework de aplicação, as classes do framework, e não as classes específicas da aplicação, controlam o fluxo da execução.
* É papel do framework determinar quais métodos chamar e em que momento
* Contém classes concretas e (especialmente) abstratas, que definem interfaces a serem seguidas e interações entre objetos das quais participar.
* Depende do Princípio de Hollywood –“Não ligue para nós, nós ligaremos para você”. Isso significa que as classes definidas pelo usuário receberão mensagens das classes predefinidas do framework. Normalmente, elas são tratadas usando a implementação de métodos abstratos da superclasse.

3. Diferença entre um framework e um padrão
Padrões de projetos  são soluções para problemas que alguém um dia teve e resolveu aplicando um modelo que foidocumentado e que você pode adaptar integralmente ou de acordo com necessidade de sua solução.
Já um framework é um conjunto de padrões combinados para prover uma estrutura genérica, que pode ser customizada para resolver grandes e recorrentes problemas de implementação.

4. Vantagens
Redução de tempo de desenvolvimento;
Reusabilidade;
Foco no negócio;
Baixa manutenção;
Código estável;
Usocorreto dos padrões de projetos;
Aplicações consistentes e compatíveis entre si;

5. Desvantagens
Dependendo do framework, a curva de aprendizado é muito alta;
Construir um framework é complexo e o tempo gasto é grande, inviabilizando, muitas vezes, o projeto;

6. Tipos de frameworks
Segue abaixo alguns frameworks desenvolvidos em determinada linguagem de programação e outros para
* Frameworks paraphp:
* Zend
* Codeigniter
* Prado
* Cake
* Symfony
* Yii

* Frameworks Javascript
* Prototype – muito usado para quem quer usar Ajax.
* Mootools - É um framework de código aberto em JavaScript, utilizado para criação de aplicações Web baseadas no paradigma Ajax.

* Desenvolvimento Web
* Rails (Ruby on Rails) – é um framework de...
tracking img