Frame relay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.Tema: FRAME RELAY.....

.Resumo..
Ao decorrer deste trabalho falaremos sobre a tecnologia Frame Relay. Aqui serão explicados os aspectos históricos sobre a tecnologia, funcionalidade, aplicação, estudo de caso real (empresas que utilizem a tecnologia). O Frame Relay é utilizado de diversas formas, mas basicamente  é uma eficiente tecnologia de comunicação dedados usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. 

.Palavras chave..
Frame Relay, Protocolo WAN e CIR (Committed Information Rate), Transmissão de Dados

.Introdução (Aspectos históricos)..O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando no nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.
No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados comvelocidades mais altas como:
* a migração das interfaces de texto para interfaces gráficas
* O aumento do tráfego do tipo rajada (burst) nas aplicações de dados
* O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário
* A popularização das redes locais e das aplicações cliente / servidor
* A disponibilidade de redes digitais de transmissão
Os projetistas do frame relayvisaram um serviço de telecomunicação para a transmissão de dados de baixo custo-benefício para tráfego do tipo rajada (bursty) nas aplicações de dados entre redes locais (LAN) e entre end-points de uma WAN, a fim de atender a estes requisitos

.Tecnologia..
A Rede Frame Relay é uma forma de se conseguir múltiplas conexões de dados entre dois ou mais pontos (duasredes locais, por exemplo) através de uma rede púbica (WAN).
Para a utilização eficiente dos recursos da rede, o tráfego da informação em um único circuito físico é multiplexado (compartilhado) com base em estatísticas de utilização, enviando os "frames" na ordem correta e verificando erros de transmissão utilizando CRC. Os frames errados são descartados, ou seja, o Frame Relay precisa funcionar emum caminho livre de erros, como circuitos digitais ou fibra óptica e protocolos mais elevados irão lidar melhor com os erros.

Os protocolos da rede local, como o TCP/IP, funcionam sobre o Frame Relay, que é um protocolo leve baseado nos dois primeiros níveis do modelo OSI, porém com reduções, ignorando certas funções como retransmissão automática e outras, para aumentar sua velocidade.
Ainformação é transmitida através das unidades básicas chamadas "frames" (quadros), que são uma seqüência de dados contendo elementos como cabeçalho de identificação com endereço de origem e destino, dados do usuário, checagem de erro e outros dados de controle.
Os pacotes gerados pelos protocolos como TCP/IP e outros podem ser "encapsulados" dentro de um frame para serem transportados pela rede,dando a impressão ao usuário de que existe uma conexão direta e transparente entre os dois pontos da rede que estão se comunicando.
Atualmente as redes Frame Relay têm sido bastante utilizadas para conectar diversas LANs entre si, com velocidades que podem ser frações das fornecidas pelo E1 ou T1 (2Mbps ou 1.55Mbps), podendo chegar a velocidades de T3 (45Mbps). As primeiras redes públicas de FrameRelay foram estabelecidas em 1991 e são consideradas uma evolução das redes que utilizam protocolo X.25 de comutação de pacotes.
Uma conexão a uma rede de comutação de pacotes envolve a implementação de um protocolo de acesso. O protocolo usualmente utilizado para acesso a redes públicas é o X.25, especificado na recomendação X.25 do ITU.
Esse protocolo contém as especificações correspondentes...
tracking img