Frame relay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frame Relay
Protocolo de nível de enlace com funções adicionais de nível de rede originado a partir da estrutura do protocolo LAP-D definido pela rec.Q.921 Do ITU-T para sinalização na RDSI-FE pelo canal D.
A função de camada de rede são executadas pela camada de enlace através de atribuição de endereços níveis dois para canais lógicos.
Características Básicas:
Não pede retransmissão caso opacote chegue com erro. A chamada pode ser feita sem conexão (PVC) ou com conexão (SVC). Maior parte dos casos é PVC. Os frames seguem o mesmo trajeto (circuito virtual). Possui funções de protocolo conectionless , mas é fim a fim a nível de enlace e rede.
Conceitos Básicos:
Os serviços frame Relay são de dois tipos:
PVCs (Permanent Virtual Circuit)
São estabelecidos através de programaçãomanual. Todos os parâmetros protocolos também são programados. Estes circuitos são monitorados fim-a-fim na interface com a rede e através da rede pelos protocolos LMI(X.36 do ITU) e pela X.76 respectivamente.
SVCs (Switched Virtual Circuit)
São estabelecidos sobre demanda usando o protocolo do plano de controle ITU-T Q.933. Os parâmetros como qualidade de serviço são negociados durante oestabelecimento da chamada PVC.
DLCI-Data Link Connection Identifier
Este número identifica um circuito virtual. É enviado como endereço de destino do pacote. Existem duas formas de endereçamento: Local e Global.
No endereçamento local até 1024 conexões virtuais podem ser ativadas em cada enlace físico (Porta) Frame Relay (10 bits campo dlci) e seu significado é local. As redes públicas utilizam esteendereçamento.
Na realidade conforme o ITU-T e Frame Relay somente 967 dlcis podem ser alocadas para conexões de usuários, 48 para fins de controle e operação da rede.
No endereçamento Global um endereço DLCI vale para toda rede, não podendo o mesmo valor ser repetido. Assim, o número de conexões virtuais passa a ser 1024 no total (aplicado para SVC).
O plano de endereçamento global é E.164,porém os fabricantes não adotaram e utilizam planos proprietários.
Quando uma conexão é estabelecida a informação do dlci (Data Connection Identifier) local é utilizado no caso de PVC. No caso de conexões SVC o número do usuário a ser chamado é enviado e o dlci é definido durante o processo de sinalização (mensagem SET-UP para o ETD chamado e CALL proceeding para o ETD chamador).
Formato do quadroFrame Relay
Flag: Padrão 01111110 usado para delimitar o início e fim do quadro. Para evitar que essa sequência se repita no campo de informação, são inseridos bits 0 (zero) depois de uma sequência de 5 uns consecutivos na recepção esses 0s(zeros) são retirados. Esse processo é chamado “zero stuffing”.
Endereço do DL-Core:
Este campo é usado para multiplexação de circuitos lógicos e controle decongestionamento. Três formados de endereço são especificados de acordo com o tamanho do campo de endereço.
Comando/Resposta (C/R) : Indica a função do frame. Este bit é usado no protocolo X.25 e não função especificada no DL-CORE. Existe um protocolo de controle de congestionamento que quando implementado no DL-CORE utiliza esses bits.
Extensão de Endereço (EA) : Usado para definir o tamanhodo cabeçalho. Se este bit é 0(zero) outro octeto de cabeçalho seguirá, no último octeto este bit é posicionado em 1.
Farward Explicit Congestion Notification:
Bit utilizado para evitar a situação de congestionamento. Este bit é setado no sentido de transmissão quando a quantidade de informação em fila atinge determinado limiar e é útil quando o destino pode controlar o fluxo da fonte. Este tipode controle é conhecido como notificação de congestionamento explícita.
Backward Explicit Congestion Notification:
Bit utilizado para evitar a situação de congestionamento. Este bit é setado no sentido de contrário da fonte de congestionamento quando a quantidade de informação em fila atinge determinado limiar. Se não existe fluxo em sentido contrário, mensagens do protocolo CLLM (Consolidate...
tracking img