Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Sobre a repercussão e a conseqüência do fracasso escolar, muitos estudos e pesquisas têm se realizado. No início atribuindo o resultado do fracasso a um único ser, o aluno, ao longo dos anos, passou-se a considerar outras hipóteses, levando-se em conta que o fracasso afeta, consideravelmente, a adaptação individual, tanto imediata como futura epassou-se a atribuir o resultado deste fracasso ora às famílias, ora às instituições escolares, ou atribuindo a culpa exclusivamente aos professores. Muitos outros fatores foram apontados como sendo os responsáveis pelo desânimo e desinteresse dos discentes na busca do saber.
Com o passar do tempo, diversas propostas vêm sendo apresentadas para minimizaro fracasso escolar, mas normalmente são propostas muito teóricas.
Geralmente se procura culpados pelo fracasso na escola, quando seria necessário procurar alternativas para despertar no aluno interesse e autoconfiança para que todos os alunos adquirissem conhecimentos e habilidades necessárias para progredir no contexto escolar.Para isto os professores deveriam estar melhores preparados e acompanhados dentro das unidades escolares, para melhor avaliar seus alunos.
Os educadores devem ter sempre presente que é necessário conhecer seu aluno e para isso é preciso o envolvimento de toda a comunidade escolar.
Pensando na integração de toda acomunidade escolar na busca de alternativas, achou-se interessante fundamentar este trabalho colhendo informações junto a duas supervisoras, duas orientadoras, duas vice-diretoras, diretora, professores, aos alunos das turmas da 1ª série até a 8ª série do Ensino Fundamental e aos pais dos alunos da Escola e em várias pesquisas teóricas.
O identificare o relacionar as possíveis contribuições nesta evidência do fracasso escolar não nos apontam nenhum fato consumado, pelo contrário, indicam o início de um envolvimento maior e muito além da simples constatação.
Percebe-se nitidamente a necessidade da conscientização e união de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de projetosconjuntos para que venha auxiliar o aluno na obtenção de sucesso em seu aprendizado.













1.1 Justificativa

Mesmo já existindo muitos estudos a respeito do fracasso escolar, pesquisá-lo é necessário por se tratar de assunto polêmico, que permanece dividindo estudiosos no quese refere aos fatores intervenientes na produção do fracasso. E também, mesmo que o tema já tenha sido investigado, poucos abordam o problema por tantos ângulos. É importante se observar o problema por todos os ângulos para que no final se consiga juntar o maior número de elementos para que a pesquisa seja algo que contribuirá para tornar o aluno um ser bem sucedido. Desta maneira, não apenas oaluno, mas todos ficarão mais satisfeitos.

Escutar o aluno, entre outros aspectos, analisar e compreender o seu potencial para a aprendizagem que, comumente, é desqualificado pelo sistema de ensino e ainda nos auxiliará a entender como os alunos se posicionam nas situações escolares e as táticas que estabelecem para lidar com as frustrações ou dificuldades quevivenciam nas escolas.
Que visão os alunos considerados fracassados ou portadores de dificuldades escolares constroem a respeito de si como um ser que aprende; como vêem o dia-a-dia escolar e as práticas que na escola se processam? São questões entre outras que se busca investigar nesta pesquisa.
A opção de uma Escola Pública de Ensino Fundamental...
tracking img