Pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de Campo:
Conceito:
É aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações ou acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, também para ainda de descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles.
Consiste na observação de fatos e fenômenos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e noregistro de variáveis que se presumem relevantes, para analisá-los. A pesquisa de campo propriamente dita “não deve ser confundida com a simples coleta de dados (este último corresponde à segunda fase de qualquer pesquisa); é algo mais que isso, pois exige contar com controles adequados e com objetivos preestabelecidos que discriminam suficientemente o que se deve ser coletados” (Trujillo, 1982:229).
Ointeresse da pesquisa de campo está voltado para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições e outros campos, visando à compreensão de vários aspectos da sociedade. Ela apresenta vantagens e desvantagens.
As vantagens:
1. Acúmulo de informações sobre determinados fenômenos, que também podem ser analisadas por outros pesquisadores, com objetivos diferentes.
2. Facilidade naobtenção de uma amostragem de indivíduos, sobre determinada população ou classe de fenômenos.
As desvantagens:
1. Pequeno grau de controle sobre a situação de coleta de dados e a possibilidade de que fatores, desconhecidos para o investigador, possam interferir nos resultados.
2. O comportamento verbal ser relativamente de pouca confiança, pelo fato de os indivíduos poderem falsear suasrespostas.
Entretanto muita coisa pode ser feita para aumentar as vantagens e diminuir as desvantagens. Por exemplo: lançar mão dos pré-testes, utilizar instrumental mais completo etc.
Diversas ciências e ramos de estudo utilizam a pesquisa de campo para o levantamento de dados; entre elas figuram a sociologia, a Antropologia Cultural e Social, a Psicologia Social, a Política, o Serviço Social eoutras.
Tipos de pesquisa de campo:
As pesquisas de campo dividem-se em três grandes grupos: quantitativo-descritivos, exploratórios e experimentais, com as respectivas subdivisões.
* Quantitativo-Descritivos – consistem em investigações de pesquisa empírica cuja principal finalidade é o delineamento ou analise das características de fatos ou fenômenos, a avaliação de programas ou isolamentode variáveis principais ou chave. Qualquer um desses estudos pode utilizar métodos formais, que se aproximam dos projetos experimentais, caracterizados pela precisão e controle estatístico, com a finalidade de fornecer dados para a verificação de hipóteses.
Todos eles empregam artifícios quantitativos tendo por objetivo a coleta sistemática de dados sobre populações, programas ou amostras depopulações e programas. Utilizam varias técnicas, como entrevistas, questionários, formulários etc. e empregam procedimentos de amostragem.
Subdividem-se em:
a. Estudos de verificação de hipótese – são aqueles estudos quantitativo-descritivos que contem, em seu projeto de pesquisa, hipótese explicita que devem ser verificadas. Essas hipóteses são derivadas da teoria e, por esse motivo, podemconsistir em declarações de associações entre duas ou mais variáveis, sem referencias a uma relação casual entre elas;

b. Estudos de avaliações de programas - consistem nos estudos quantitativo-descritivos que dizem respeito à procura dos efeitos e resultados de todo um programa ou método específicos de atividades de serviços ou auxilio que podem dizer respeito a grande variedade de objetivos,relativos à educação, saúde e outros. As hipóteses podem ou não estar explicitamente declaradas e com frequência derivam dos objetivos do programa ou método que está sendo avaliado e não da teoria. Empregam larga gama de procedimentos que podem aproximar-se do projeto experimental;

c. Estudos de descrição de população – são os estudos quantitativo-descritivos que possuem, como função...
tracking img