Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fracasso escolar: explicações e críticas. Aprendizagem e desempenho.


Em diferentes partes do mundo verifica-se uma preocupação com o fracasso escolar que se apresenta como uma das maiores, senão a maior barreira encontrada por pais e especialistas da educação. Tal fenômeno tem motivado inúmeras discussões e pesquisas com o intuito de, se não resolver, ao menos buscar formas de compreensão eminimização do problema. Esse fato não é uma realidade vivida apenas no momento presente, pois, nas ultimas décadas, tomou proporções que fogem de um controle aceitável de tal fenômeno.
A compreensão atual desse fenômeno vem carregada de pressupostos teóricos e históricos que envolveram essa questão. O problema do fracasso escolar tem sido muito estudado, assim como o alto índice de evasãoescolar tem sido alvo de preocupação e pesquisas não apenas no meio acadêmico, mas também em debates políticos sobre a escola. O principal foco de todas as preocupações é o ensino fundamental por apresentar os piores índices estatísticos, com relação à evasão e ao baixo desempenho acadêmico dos alunos. Mais recentemente foram acrescentadas dificuldades que os alunos estão apresentando em seu processo deaprendizagem.
O processo de ensino aprendizagem pode ser afetado por um conjunto amplo e complexo de fatores que pode resultar num panorama de fracassos e frustrações para professores e alunos. Vale ressaltar a necessidade de se considerar os estados afetivos e motivacionais, especialmente no caso de alunos que, embora possuam capacidades intelectuais médias ou acima da média, apresentem umbaixo rendimento escolar.
O fracasso escolar tem sido freqüentemente verificado pelo baixo rendimento acadêmico e pelas dificuldades de aprendizagem que servem como indicativo de que a aprendizagem do aluno não está ocorrendo como deveria. Desde muito tempo e em várias partes do mundo, o tema vem merecendo a atenção de pedagogos, educadores, sociólogos, psicólogos e do governo, entre outros, e suascausas tem sido buscadas no indivíduo, na sala de aula, nas condições sociais em que o aluno está inserido, na política educacional vigente, na formação dos professores, nas técnicas e recursos utilizados para ensinar, dentre outros aspectos pesquisados. No entanto, nenhum desses aspectos pode ser responsabilizado, pelo menos não sozinho, pelo fracasso, nem pelas dificuldades de aprendizagem.Apesar dos esforços, pouco se conseguiu avançar para que se chegue a um nível aceitável do número de alunos que não alcançam a aprendizagem, e assim fracassam. É sabido que o fracasso escolar nunca deixou de existir na realidade das escolas, e a tentativa de compreender o que se passava com as pessoas que não aprendem sempre esteve presente. Como fenômeno complexo que é, tendo em vista que o fracassoescolar pode ser influenciado por inúmeros fatores, sua manifestação pode se dar por um baixo desempenho nas atividades escolares, passando pelas sucessivas repetências até o próprio abandono da escola. O abandono, muitas vezes, justificado por outros fatores e não propriamente pela dificuldade encontrada pelo sujeito de se sair bem na situação de ensino-aprendizagem.

Explicações e críticasSegundo Pozo( 1996)os professores precisam conscientizar-se de que suas metas educacionais não se resumem na transmissão de conhecimentos e que devem portanto atuar no sentido de promover o desenvolvimento dos processos psicológicos pelos quais o conhecimento é adquirido, ensinando aos alunos a aprender a aprender . Entretanto, Mettrau e Mathias (1998) mencionam que os professores possuem poucoconhecimento não só a respeito de como se expressa a inteligência humana, mas também sobre o papel das estratégias de aprendizagem, da auto-reflexão e dos processos metacognitivos na aprendizagem. É essencial que professores se beneficiem das contribuições da psicologia cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação e que aprendam a ensinar para o "aprender a aprender". De fato,...
tracking img