John kennedy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
John Fitzgerald Kennedy

“A personalidade cheia de simbolismo que tem captado a atenção para além das fronteiras”.


Nasceu em 29 de maio de 1917, foi um político estadunidense que serviu como 35° presidente dos Estados Unidos (1961–1963) e é considerado uma das grandes personalidades do século XX. Ele era conhecido como John F. Kennedy ou Jack Kennedy por seus amigos epopularmente como JFK.
Eleito em 1960, Kennedy se tornou o segundo mais jovem presidente de seu país, de 1961 até seu assassinato em 1963. Durante seu governo houve a Invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlim, o início da Corrida espacial, a consolidação do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e os primeiros eventos da Guerra do Vietnã.Durante a Segunda Guerra Mundial, conhecido por sua liderança como o comandante ao realizar um reconhecimento, o seu barco foi atingido por um destróier japonês, que deixou o barco em dois e causou uma explosão. Essa façanha lhe deu popularidade e começou assim sua carreira política.
Kennedy representou o Estado de Massachusetts como um membro da Câmara dos Deputados a partir de 1947 até 1953edepois como Senador de 1953 até que ele se tornou presidente em 1961. Com 43 anos de idade, foi o candidato presidencial do Partido Democrata nas eleições de 1960, derrotando o Republicano Richard Nixon em uma das eleições mais apertadas da história presidencial do país. Kennedy foi a última pessoa a ser eleita Presidente enquanto ainda exercia um mandato como Senador, até a eleição de BarackObama em 2008.
O presidente Kennedy morreu assassinado em 22 /novembro de 1963 em Dallas, Texas. O ex-fuzileiro naval Lee Harvey Oswald foi preso e acusado do assassinato, mas foi morto dois dias após, por Jack Ruby e por isso não foi julgado. Este tópico foi debatido e há muitas teorias sobre o assassinato, o crime foi um momento importante na história dos Estados Unidos devido ao seu impactotraumático na psique da nação.
Muitos viram em Kennedy como um ícone das esperanças e aspirações americanas, em algumas pesquisas no país ainda é valorizado como um dos melhores presidentes da história
De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup consultoria internacional, o ex-presidente dos EUA ficou em terceiro lugar na lista das pessoas mais admiradas. O primeiro lugar ficou com Martin LutherKing e Madre Teresa de Calcutá.
Sem dúvida, seu carisma e excelente relacionamento que ele teve com a mídia tem feito sua vida pessoal não era conhecido em tudo. Não só era admirado pelo público, mas também pela mídia.













INICIO DE SUA CARREIRA POLITICAEm 1946, o representante da Câmara dos Representantes, o democrata James Michael Curley abandonou o cargo para aspirar ser candidato a prefeito de Boston, dando a Kennedy uma chance de tentar concorrer a vaga deixada. Ele eventualmente venceria aquela eleição contra o seu adversário republicano por uma larga maioria. JFK foi membro do Congresso por seis anos. Seus votos sobrediversas iniciativas não são ajustados para uma tendência fixa partidária e, muitas vezes, difere da posição do Presidente Harry S. Truman e do resto do seu partido. Em 1952, ele derrotou o candidato republicano Henry Cabot Lodge Jr. na eleição para o cargo de Senador.






ELEIÇÕES PRESIDENCIAL DE 1960

Em 2 de janeiro de 1960, Kennedymanifestou sua intenção de concorrer nas eleições presidenciais daquele ano. Nas primárias do Partido Democrata, concorreu com o senador Hubert Humphrey e o senador Wayne Morse de Oregon. JFK derrotou Humphrey Ele também superou a oposição.
No dia 13 de julho, Kennedy foi eleito candidato democrata à presidência. Ele perguntou à Lyndon B. Johnson se ele queria ser o seu candidato à Vice-Presidência,...
tracking img