Recursos patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Patrimoniais

1. Introdução

Os recursos patrimoniais constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender às demandas de marcados. Portanto, são de suma importância uma perfeita adequação e manutenção dos bens patrimoniais para o sucesso da organização. As organizações, em face de suas complexidades e seu tamanho,transacionam constantemente seus recursos patrimoniais, ora adquirindo, ora vendendo, ou trocando-os, sempre com o objetivo maior de otimizar os processos e proporcionar maior satisfação, tanto para cliente externo como interno.
Uma vez implantada uma instalação ou instalado um equipamento, é preciso administrá-lo da melhor forma possível, pois são fatores de produção e, portanto, devem contribuirpara o resultado operacional da empresa. Assim, devemos formular duas perguntas: Eles estão sendo operados de forma econômica? Sua manutenção está sendo realizada de acordo com as melhores recomendações? Essas perguntas podem ser desdobradas em várias outras, como: Chegou a hora de o equipamento ser substituído por outro, isto é, ele já atingiu sua vida econômica? A manutenção preventiva estáreduzindo os custos decorrentes de quebras e paradas de máquinas?
Como foi enfatizado, a produção de bens e serviços é obtida por meio de instalações e pessoas. Esses dois fatores se desgastam com o uso, necessitando de manutenção sistemática para que continuem exercendo suas tarefas cumprindo seus objetivos. A “manutenção” das pessoas é assunto muito mais complexo do que a de equipamentos e temrecebido atenção crescente dos administradores. Podemos afirmar que todos os programas de incentivo à criatividade, reciclagem, treinamento periódico, atividades em grupos, workshops e apoio psicológico são formas de manutenção das pessoas.
Quanto aos equipamentos, estamos na era da robotização. As maquinarias estão cada vez mais complexas, exigindo pessoal altamente especializado para administrar, porexemplo, sofisticados sistemas de processamento de informações. Até pouco tempo, numa fábrica, como uma montadora de veículos, tínhamos uma média de 1 pessoa na manutenção para 5 a 7 pessoas nos trabalhos diretos. Há previsões de que essa relação chegue em 1 para 1, colocando a manutenção de instalações como área vital para as empresas.


2. Classificação dos Bens

Os recursos patrimoniaisde uma organização compreendem instalações, máquinas, equipamentos e veículos que fazem possível sua existência, ou seja, sua operação. São todos os bens necessários para a empresa operar, criar valor e proporcionar satisfação ao cliente. Os bens patrimoniais não são adquiridos todos de uma só vez, mas durante sua existência.
As organizações, em face de suas complexidades e tamanho, transacionamconstantemente seus recursos patrimoniais, ora adquirindo, ora vendendo, ou trocando-os. Fator que também interage com as necessidades de recursos patrimoniais é o sistema de produto ou serviço que se classificam como equipamentos e máquinas, edificações, terrenos, jazidas e intangíveis.

• Equipamentos e máquinas: são as ferramentas, máquinas operatrizes, caldeiras, guindastes, pontes rolantes,compressores, dispositivos, veículos, computadores, móveis, etc;

• Edificações: são prédios, galpões, escritórios, almoxarifados, garagens, etc;



• Terrenos: compreende o local onde estão as instalações, suas áreas livres e terrenos vazios que pertençam à empresa;

• Jazidas: são as localizações onde a empresa tem direitos, poder ou autorização de extração de produtos minerais;

•Intangíveis: são os recursos que não podemos tocar, não tem corpo ou forma física; são as patentes, projetos, direitos autorais e marcas.

Os recursos patrimoniais, também, são divididos em móveis e imóveis.

• Móveis são aqueles que podem ser movimentados, deslocados de posição sem que percam sua constituição física (máquinas, veículos, móveis, etc).

• Imóveis são aqueles que, se forem...
tracking img