Fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMATIZAÇÃO


Um dos problemas cada vez mais crescente, principalmente no sistema educacional brasileiro, é o fracasso escolar. Porém, o que ocorre, muitas vezes é a busca pelos culpados de tal fracasso e, a partir daí, percebe-se um jogo onde ora se culpa a criança, ora a família, ora uma classe social, ora todo um sistema econômico, político e social.
São vários os fatoresque se pode atribuir ao fracasso escolar. O primeiro atribuído ao aluno, entendendo-se que o sistema de ensino está à altura da capacidade do educando e ele é que não se esforça para desenvolver o seu aprendizado. O segundo pode ser atribuído ao seu desprepreparo, às suas condições de vida, etc. E finalmente, ao próprio sistema educacional, principalmente aos processados nas escolas públicasbrasileiras, representado pela falta de capacitação e especialização do corpo docente, ingerência na administração escolar, etc.
Dos estudos realizados sobre o fracasso escolar, foram formulados três conceitos sobre essa problemática, o fracasso dos indivíduos (Poppovic, Exposito & Campos, 1975), o fracasso de uma classe social (Lewis, 1967, Hoggart, 1957) ou fracasso de um sistema social, econômicoe político (Freitag, 1979; Porto, 1981).
Para os estudiosos que conceituam o fracasso dos indivíduos, a privação cultural seria a causa desencadeante das dificuldades escolares, devido estes alunos não terem bem estruturados em seu seio familiar a cognição necessária para desenvolver habilidades matemáticas e lingüísticas.
Quanto ao fracasso de uma classe social, os autores conceituamque os próprios membros da classe pobre não valorizam a educação, para estes a evasão escolar não é um problema, visto ser mais importante uma ocupação monetária do aluno para auxiliar no rendimento familiar (Hogart, 1957).
Ao longo desses anos, o elevado número de repetência e evasão indica tanto a gravidade e a cronificação do problema como as dificuldades na efetivação de medidas quebusquem a superação dessa situação. As pesquisas e análises produzidas sobre o tema da etiologia do fracasso escolar no período mostram, segundo Abramowicz e Moll (1997), aproximações com abordagens ora .sociológicas., ora .psicológicas., ora .psicopedagógicas..
Entretanto, nas pesquisas das últimas décadas, têm predominado abordagens múltiplas, que buscam articular processos sociais de exclusãocom a dinâmica de funcionamento da escola e a inclusão de categorias como raça e gênero.
Nas décadas de 1980 e 1990 houve expressiva divulgação de pesquisas (Gatti, 1981; Patto, 1991) sobre rendimento escolar, nas quais foram associadas variáveis escolares e sócio-econômicas. De modo geral, esses estudos demonstraram claramente, além dos números extremamente elevados de repetência eevasão, que a cada repetência, o desempenho do aluno piorava em decorrência da significativa diminuição de sua autoconfiança e das situações desestimuladoras a que era exposto. Como conseqüência desse processo, a evasão representava para o aluno a única alternativa para evitar sucessivas frustrações. Cabe destaque ao estudo de Patto (1991) que analisa o fracasso escolar não como fracasso do aluno, mascomo um fracasso da escola que desenvolve seu trabalho pautado em mecanismos internos de exclusão, hierarquias e discriminação.
A partir de uma análise histórica sobre as possíveis explicações para o fracasso escolar, Patto (1991) afirma que a explicação das dificuldades de aprendizagem escolar articulou-se na confluência de duas vertentes: das ciências biológicas e da medicina do séculoXIX recebe a visão organicista das aptidões humanas, carregada de pressupostos racistas e elitistas; da psicologia e da pedagogia da passagem do século herda uma concepção menos hereditária da conduta humana, isto é, um pouco mais atenta às influências ambientais e mais comprometida com os ideais liberais democráticos (...) (p. 62).
A psicologia das diferenças individuais, fortemente...
tracking img