Fotossintese e cadeia alimentar

Fotossíntese
No processo da fotossíntese, as plantas retiram água e sais minerais do solo pelas raízes. Na maioria das plantas, a água é levada até as folhas através de pequenos tubos, os vasoscondutores de seiva bruta. A folha retira também um gás do ar, o gás carbônico. As plantas usam então o gás carbônico, a água e a luz solar  absorvida graças à clorofila (pigmento verde presenteprincipalmente nas folhas) para fabricar açúcares. Esse processo é chamado fotossíntese, que também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado nanossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
Não é só o açúcar que você conhece, usado para adoçar o café e os doces, que é fabricadopelas plantas. O arroz, a batata, a banana, o feijão, o macarrão, ou qualquer outro alimento de origem vegetal, são constituídos de um tipo de açúcar (chamado de amido) também fabricado pelas plantasno processo da fotossíntese.
Além dos açúcares a fotossíntese dá origem ao gás oxigênio. O oxigênio é então lançado no ar ou na água (no caso de plantas aquáticas). E, por fim, os animais e as plantasusam esse gás e o alimento para produzir energia.
Podemos resumir a fotossíntese assim:
Gás carbônico (CO2) + água (H2O) + luz solar + clorofila -------> açúcar (Glicose) + oxigênio (O2) |
Ou6 CO2+ 12 H2O + luz + clorofila ----> C6H12O6+ 6 H2O + 6 O2 |

Esse esquema pode ser lido da seguinte maneira: o gás carbônico se combina com a água  e com a energia da luz solartransformando-se (a seta indica transformação) em açúcar e oxigênio. O açúcar produzido pela fotossíntese recebe o nome de glicose. Quando essa glicose é produzida em excesso ela é "guardada" pela planta na formade amido. O amido nada mais é do que várias moléculas de glicose ligadas uma as outras.
A respiração não é feita apenas pelos animais. Todos os seres vivos respiram, inclusive as plantas. Isso quer...
tracking img